Apesar do cenário de aperto nas contas do governo estadual, com o governador Cláudio Castro (PL) alertando sobre um possível déficit de R$ 13 bilhões em 2025 e até mencionando a possibilidade de atraso no pagamento de salários se a dívida com a União não for renegociada, nem todas as áreas do governo parecem estar no mesmo ritmo de contenção. A informação é do Tempo Real RJ.
Enquanto várias secretarias lidam com restrições orçamentárias, o Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Obras, lançou um edital de R$ 762,6 milhões. O objetivo é contratar uma empresa especializada em consultoria e difusão da tecnologia BIM (Building Information Modeling), uma metodologia que promete transformar a forma como os projetos de construção são modelados e executados.
Audiência pública para esclarecer dúvidas
Devido à importância e ao “grande vulto” da licitação, o IEEA anunciou que realizará uma audiência pública no dia 9 de outubro, para esclarecer dúvidas sobre o processo, que promete trazer inovações significativas às obras no estado do Rio de Janeiro.
Justificativa e benefícios da contratação
Na justificativa apresentada pelo instituto para a contratação, o IEEA reconhece que atualmente não possui os recursos técnicos e humanos necessários para liderar os estudos e a implementação da tecnologia BIM. A falta de pessoal é atribuída à vacância de cargos desde o início do Regime de Recuperação Fiscal, uma medida que limitou a contratação de novos servidores.
A tecnologia BIM é apontada como uma solução capaz de proporcionar diversos benefícios, entre eles:
- Estimativas mais precisas de custos de produção.
- Redução de tempo e desperdícios durante a execução dos projetos.
- Identificação rápida de conflitos existentes nos projetos, minimizando retrabalhos.