Governo do RJ inaugura megacentro de testagem para Covid-19 no Maracanã

Novo polo de testagem para Covid-19 começou a funcionar nesta quinta-feira com atendimento por ordem de chegada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Mauricio Bazilio

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) abriu, nesta quinta-feira (27), o maior centro exclusivo de testagem para Covid-19 do Rio de Janeiro. O novo polo fica no estádio do Maracanã, na Zona Norte do Rio. Para fazer o exame não é necessário agendamento. Basta comparecer ao local com documento oficial de identidade.

A testagem no Complexo do Maracanã, em função do amplo espaço aberto, nos permite fazer a testagem sem a necessidade de agendamento prévio. Não corremos risco de aglomeração. Além disso, está localizado numa região mais central da cidade, com fácil acesso ao transporte público. Também era nosso objetivo que esse grande polo de testagem desafogasse as Unidades de Pronto Atendimento. Desta forma, as UPAs e as grandes emergências podem se dedicar aos casos moderados e graves da infecção“, diz o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

O megacentro do Maracanã tem capacidade para testar 5 mil pessoas por dia e funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Nos próximos dias, a capacidade de atendimento já poderá ser ampliada para 6 mil testes diários. A entrada para o megacentro de testagem é pelo portão 9, com estacionamento disponível no portão 11. 

20220127095319 IMG 43762 Governo do RJ inaugura megacentro de testagem para Covid-19 no Maracanã
Foto: Mauricio Bazilio

Com as cinco mil vagas ofertadas neste centro, o Governo do Estado passa a oferecer diariamente 10.200 testes para a doença em 13 centros localizados na capital e Região Metropolitana, onde são realizados testes rápidos de antígeno. Com a abertura do megacentro do Maracanã, o posto do Estádio de Atletismo Célio de Barros foi desmobilizado.

O atendimento em 12 polos de testagem – com exceção do Maracanã – continua sendo realizado exclusivamente por agendamento on-line no link https://agendamentotestecovid.saude.rj.gov.br/cadastro-exame. Caso a pessoa não possa comparecer, o sistema oferece a opção de desmarcar o teste, reduzindo o número de faltas.

Advertisement

Pacientes com sintomas moderados a graves, como febre acima de 37,5 e dificuldades respiratórias, devem procurar diretamente uma UPA ou emergência hospitalar para realização do teste e atendimento médico para avaliação do quadro de saúde. As 28 UPAs do estado também realizam atendimento e testes para casos moderados e graves da doença.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do RJ inaugura megacentro de testagem para Covid-19 no Maracanã
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui