O governador Cláudio Castro inaugurou, nesta quinta-feira (14), a base modelo da Operação Segurança Presente, localizada no Museu de Arte Moderna (MAM), no Parque do Flamengo, Rio de Janeiro. Outras cinco bases também foram inauguradas, distribuídas entre o AquaRio, Boulevard Olímpico, Lapa, Copacabana e Cinelândia. A expansão visa fortalecer a segurança durante o G20 e oferecer proteção duradoura à cidade. Com as novas unidades, o programa passa a operar com um total de 48 bases no estado.
“Essas novas bases são um marco no nosso compromisso com a segurança pública, um reforço importante. É mais um investimento também em tecnologia e inovação. As seis novas bases contam com câmeras de reconhecimento facial,” destacou o governador Cláudio Castro durante a cerimônia de inauguração.
Reforço tecnológico e operacional
As novas bases são equipadas com tecnologias avançadas, incluindo câmeras de reconhecimento facial e viaturas com sistema OCR (reconhecimento ótico de caracteres). Esse recurso permite identificar veículos roubados ou furtados, cruzando os dados capturados com o banco de informações da Polícia Civil. Caso um veículo suspeito seja identificado, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) pode acionar imediatamente a equipe mais próxima.
Além disso, três das novas unidades – Avenida Beira-Mar, Copacabana e Boulevard Olímpico – contam com salas de monitoramento em tempo real. Essas salas recebem imagens de câmeras instaladas em ruas e estabelecimentos comerciais, otimizando o patrulhamento e garantindo respostas rápidas a incidentes. O programa também utiliza drones no patrulhamento, ampliando o alcance da vigilância.
Ao todo, o reforço operacional inclui:
- 260 policiais por dia;
- 5 vans equipadas;
- 26 viaturas operacionais;
- 49 motocicletas;
- 25 bicicletas elétricas, permitindo policiamento em terrenos de difícil acesso.
“Estamos investindo em tecnologia para auxiliar o trabalho de segurança. O sistema de monitoramento aumenta a eficácia do patrulhamento nas ruas, já que permite que um agente de plantão na sala de monitoramento acione os policiais mais próximos de cada ocorrência suspeita, reduzindo o tempo de resposta,” explicou o secretário de Governo, André Moura.
Avanços na segurança desde 2021
Desde 2021, o programa Segurança Presente dobrou de tamanho, reforçando a proximidade entre agentes e população. Apenas em 2024, os policiais encaminharam mais de 9.500 ocorrências para registro em delegacias e efetuaram 3.121 prisões, das quais 1.126 foram de indivíduos com mandados de prisão em aberto.
O Governo do Estado já investiu mais de R$ 4 bilhões em segurança pública. Além das câmeras de reconhecimento facial, foram adquiridas 13.000 câmeras corporais para policiais e 5.800 viaturas com tecnologia embarcada. O CICC foi modernizado e agora conta com uma unidade móvel para suporte em eventos e operações especiais.