Governo do RJ inaugura ‘Restaurante do Povo’ na Central do Brasil

O local servirá, inicialmente, 3 mil refeições por dia e atenderá cerca de 600 pessoas simultâneamente, de segunda a sexta-feira, das 11h às 15h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, o Governador Cláudio Castro e a Secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, inauguraram, o Restaurante do Povo Herbert de Souza, na Central do Brasil. Essa nova unidade, a 11ª em operação no Estado do Rio de Janeiro, marca a inauguração do maior equipamento modular de sua categoria em toda a América Latina.

Com um investimento total de R$ 9 milhões, esse equipamento popular operará em colaboração com a Fecomércio RJ, por meio do Sesc RJ, e vai servir diariamente 3 mil almoços pelo preço de R$1. O objetivo futuro é expandir a capacidade para atender até 5 mil almoços por dia.

“Essa inauguração é muito simbólica para o Governo Estadual pois vai impactar diretamente a vida do trabalhador que sai de casa cedo e, muitas vezes, não tem condições de ter um almoço de qualidade e nutritivo. Também estamos olhando por aqueles que vivem em situação de rua, garantindo a necessidade mais básica que existe, que é de se alimentar dignamente” disse Cláudio Castro.

O Estado e o Sesc RJ assinaram um Termo de Cessão de Uso do local com duração de um ano, que poderá ser renovado. E em meio a esse período, a entidacde prestará o serviço de preparo e fornecimento das refeições. O restaurante, administrado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 11h às 15h, e tem capacidade para 600 lugares. Os idosos e pessoas com deficiência não pagam.

Advertisement

“Estamos entregando um equipamento público de primeira linha e mostrando que é possível trabalhar em conjunto pelo bem da população. E todo esse complexo irá operar no coração da nossa capital. Até o fim do ano, diversos serviços serão entregues para a população mais vulnerável nesta região” destacou Rosangela Gomes.

O nome do local é uma homenagem ao sociólogo Herbert José de Souza (1935-1997), o Betinho, um dos protagonistas no combate à fome no país e um dos mais importantes ativistas dos direitos humanos.

“Ficamos muito contentes em poder contribuir com o programa Restaurante do Povo. Não podemos nos acostumar com as desigualdades sociais, principalmente quando ferem um direito fundamental de tamanha importância, que é a alimentação” disse Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sistema Fecomércio e Sesc RJ.

Uma outra curiosidade sobre a nova unidade, é que a técnica usada na construção, realizada pela Secretaria de Infraestrutura e Cidades, levou em conta questões ambientais. O modelo construtivo possui “Selo Verde de Gestão Socioambiental Responsável” do Instituto Internacional Socioambiental Chico Mendes. E durante as intervenções, a reforma do entorno e o paisagismo também foram realizados.

  • “Nós tivemos a preocupação de investir em um espaço que será um marco na construção sustentável. A técnica usada na construção dispensa o uso de cimento, o que reduz o consumo de água e energia. O sistema garante ainda que todo o material da obra seja 100% reciclável” frisou Uruan Andrade, Secretário de Infraestrutura e Cidades.

E além disso, uma área exclusiva para pets foi pensada, para que as pessoas em situação de rua que estiverem acompanhadas de seus amigos de quatro patas possam deixá-los na entrada do restaurante em uma área com casinhas para cachorros, água e ração, enquanto se alimentam.

De acordo com o Governo Estadual, serão entregues ainda esse ano, as unidades de Nova Iguaçu e Queimados, na Baixada Fluminense, Barra Mansa, no Sul do Estado, e Madureira, na Capital. O Restaurante do Méier também já entrou na fase de obras e será entregue até o início do próximo ano. “Estamos trabalhando para que até 2025 sejam 26 restaurantes funcionando e atendendo quem mais precisa” afirmou Cláudio Castro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do RJ inaugura 'Restaurante do Povo' na Central do Brasil
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui