Governo do RJ informa que não há previsão para implantação de câmeras corporais no Bope e Core

Corporações são contra a proposta e afirmam que o equipamento põe em risco os agentes, já que eles teriam a identidade revelada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Fábio Rossi/ Agência O Globo

O Supremo Tribunal Federal cobrou ao Governo do Rio a apresentação do planejamento de instalação de câmeras nas fardas e viaturas dos agentes de unidades especiais das polícias (Bope e Core) e dos batalhões com maiores índices de letalidade policial. Contudo, o Governo informou que ainda não há previsão para cumprimento da exigência.

Em ofício enviado ao Executivo estadual, a Polícia Militar fluminense informou que todos os batalhões convencionais já estão com o equipamento instalado, mas a implantação dos sistemas de gravação de áudio e vídeo ainda está em fase de licitação.

Já as corporações afirmam que a proposta põe em risco os agentes, que teriam a identidade revelada, além de causar vulnerabilidade nas ações, já que as técnicas policiais ficariam registradas sob custódia e controle de terceiros, que possuem, segundo elas, vínculo precário com o estado.

O uso das câmeras foi um dos compromissos assumidos pelo governador Cláudio Castro (PL) no Plano de Redução da Letalidade Policial, apresentado ao STF no último dia 16.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do RJ informa que não há previsão para implantação de câmeras corporais no Bope e Core
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui