O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Transportes, iniciou o processo licitatório para a realização das obras de ampliação do Aeroporto de Angra dos Reis. O edital com o chamamento público de empresas interessadas na execução dos serviços foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (14/08). A previsão é de que o processo de licitação seja concluído em outubro.
As obras, que contam com investimentos do Ministério da Infraestrutura no valor de R$ 29 milhões, têm previsão de conclusão no fim de 2021. O projeto do aeroporto – administrado pelo Governo do Estado e concessionado à operação pela Angra Aeroportos – prevê a ampliação da pista de pouso e decolagem e do pátio de aeronaves, a construção de nova pista de táxi aéreo e balizamento noturno.
“As melhorias no aeroporto vão permitir que o Aeroporto de Angra dos Reis atenda um público mais amplo, passando a receber aeronaves de médio porte, para 40 passageiros. Hoje, recebe aeronaves com até 18 passageiros. A implantação de voos comerciais, com passagens acessíveis, vai incentivar o turismo na Costa Verde”, disse o governador Wilson Witzel.
O novo projeto inclui uma reformulação total da infraestrutura, além da instalação de modernos equipamentos que garantem mais segurança, como a estação meteorológica automática, a primeira do país, cedida pelo governo federal.
“As obras são esperadas há 20 anos e vão ampliar o potencial operacional do aeroporto. A complementação dessas melhorias deverá ser anunciada até o fim do ano e contará com o apoio já prometido pelo governo federal para a construção de um novo e moderno terminal de passageiros” – afirmou o secretário de Transportes, Delmo Pinho.
Prezado Secretário Delmo Pinho,
Opinião:
Assunto: Sugestão-Portland & Aumento da pista de pouso em Angra dos Reis.
A notícia é muito boa, parabéns!
Considerando-se o projeto para a pista de Angra e prevendo uma construção de CIMENTO PORTLAND como nos principais aeroportos do mundo e não de ASFALTO como usual no Brasil, a pista de pouso teria uma duração de 21 anos sem nenhuma manutenção, já as de asfalto requerem manutenção a cada 06 anos ou menos.
Por não existir aquaplanagem em pistas de CIMENTO PORTLAND e excelente capacidade de frenagem, uma pista de 1.200m de comprimento ao nível do mar, permitirá as operações de Turboélices de até 99 Passageiros.
1- Segurança ao Operador Aéreo.
O pavimento rígido possibilita menor distância de frenagem. Na superfície molhada, chega a 40% por não existir aquaplanagem. Por ter melhor refletância, permite que a visualização da pista de pouso seja 30% melhor com baixa visibilidade e também no período noturno.
2 – Redução do Calor.
Há comprovadamente redução de até 5°C no ambiente, dessa forma aumentando a eficiência dos motores e reduzindo as distâncias de decolagens.
3- Desempenho e Durabilidade.
O concreto não sofre as deformações típicas do pavimento asfáltico. Também não amolece quando esquenta e no verão Angra dos Reis tem temperaturas normalmente entre 33°C a 36°C.
4. Economia e custo
Desde 2018 caiu o paradigma de que o pavimento de concreto é mais caro. A matéria-prima do pavimento asfáltico encareceu absurdamente.
5. Análise de longo prazo
Considerando o pavimento rígido para a pista de pouso, no primeiro ano de execução ele já se torna 16% mais competitivo do que o asfalto. Ao longo de 21 anos, esse percentual pode chegar a 41%.
6. Tempo de execução
O Brasil possui atualmente 30 pavimentadoras de concreto que podem ser deslocadas para qualquer região do país. Em 1998, havia apenas duas.
7. Projetos mais precisos
O pavimento de concreto tem uma execução e um controle de obra mais rigorosos. Os projetos executivos são inspecionados em cada uma das etapas: lançamento e espalhamentos, adensamento e acabamento, texturização e cura e selagem.
8. Controle tecnológico
Atualmente, os corpos de provas em pavimento rígido são prismáticos. Além disso, existe uma normalização atualizada para todos os tipos de pavimento de concreto, que levam em consideração espessura, resistência e conforto de rolamento.
O projeto da pista de pouso precisa ser revisto para uma pista de CIMENTO PORTLAND. Essa oportunidade não pode ser perdida pois permitirá operações com TURBOÉLICE de até 99 LUGARES com toda a segurança exigida no modal.
Saudações & bons voos,