Governo do RJ promove serviços e ações de inovação e tecnologia no Rio Innovation Week

Para governador Claudio Castro, o Rio tem uma vocação para lançar novas ideias, é um estado que está sempre na vanguarda das mudanças

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Philippe Lima

O Estado do Rio de Janeiro sedia a segunda edição do Rio Innovation Week, o mais completo evento de tecnologia, inovação e negócios da América Latina. De 8 a 11 de novembro, diversas secretarias do Governo do Estado participarão do evento apresentando serviços, conhecimento e soluções tecnológicas e inovadoras. Apoiadoras institucionais, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio vão reunir alguns dos principais nomes do mercado de inovação no Turistech Zone – O Turismo do Futuro, arena dedicada às ações do setor promovida pela Secretaria de Turismo.

“O Rio tem uma vocação para lançar novas ideias, é um estado que está sempre na vanguarda das mudanças. Sediar um evento deste porte, que reúne os maiores nomes do mercado de inovação e tecnologia, transforma o estado na capital deste segmento. Espero que o evento e o Estado inspirem grandes negócios e a troca de conhecimento”, avalia o governador Cláudio Castro.

O Turistech Zone contará com diversas atividades, entre palestras, capacitações, rodadas de negócios e ativações com destaque para a transmissão exclusiva da palestra “Os Segredos da Disney”, do vice-presidente da Walt Disney World, Dan Cockerell. A apresentação acontecerá no dia 08, às 16h30. O espaço tem 4 mil metros quadrados, o dobro da edição anterior, e receberá startups, expositores, apresentações de cases de sucesso e mais de 50 palestras.

O foco é fomentar o setor conectando as áreas e profissionais de turismo e inovação, estimulando o investimento em startups que podem apoiar e acelerar a transformação digital desse mercado. Para acelerar a transformação digital, o Turistech Zone vai contar com ampla programação com temas importantes como turismo espacial, turismo virtual e nomadismo digital, entre outros.

Advertisement
Secretario de Estado de Turismo Savio Neves Governo do RJ promove serviços e ações de inovação e tecnologia no Rio Innovation Week
Secretário de Estado de Turismo Sávio Neves – Foto: Divulgação

Na área do Turistech, Setur-RJ e TurisRio também terão estandes próprios (50m² cada um), na parte externa e interna, respectivamente, do espaço. Lá, serão divulgados os destinos das 12 regiões turísticas, que compõem o estado, área instagramável, além da ativação em vídeo em VR 360°, realizada em parceria com a Fecomércio-RJ, apresentando os principais atrativos do estado. Para o Secretário de Estado de Turismo, Sávio Neves, esta é a fórmula para atrair o público do Rio Innovation Week para o Turistech Zone.

Nosso espaço foi criado sob medida para o Rio Innovation Week e para a necessidade de inovação do setor. Seguimos com incentivo ao crescimento do ecossistema Turistech, para acelerar a transformação digital do segmento, destinando área para palestras, startups, debates, cases e muito mais, além dos nossos estandes de promoção dos destinos do Estado”, ressaltou Neves. 

A palestra do Dan Cockerell apresentada com exclusividade em nosso espaço, tenho certeza, vai contribuir muito com os que assistirem, porque a Disney, como um centro de entretenimento de excelência, ensina muita coisa ao mundo organizacional, principalmente em relação ao turismo”, acrescentou o secretário.

A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, vai apresentar, no espaço AgroRiw Tech, a agricultura do futuro. Durante o Rio Innovation Week, será montada uma extensa agenda para conectar produtores agrícolas de diferentes segmentos e tamanhos com desenvolvedores de tecnologia capazes de revolucionar de forma responsável a utilização do campo, impulsionando o mercado brasileiro. Além disso, mais de 700 palestrantes, mais de 200 empresas expositoras, pitch de startups e debates sobre o futuro de diferentes segmentos que movem a economia e indicam o comportamento da sociedade estão programados.

Um evento como este é muito importante para o agronegócio do nosso estado. O agro estará presente no espaço AgroRiw Tech, representada pela nossa vinculada Pesagro-Rio. Os participantes terão contato com o que há de mais inovador no setor agrícola e terão acesso às novas ferramentas tecnológicas para desenvolvimento da agricultura familiar e agronegócio“, ressaltou Alex Grillo, secretário de Agricultura.

A PESAGRO-RIO estará coordenando a participação da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro na Rio Innovation. Além das demais vinculadas da SEAPPA (EMATER-RIO, FIPERJ E CEASA), a empresa atuará ao lado de parceiros como a EMBRAPA e a FAERJ, apresentando o que há de mais moderno do agronegócio fluminense.

“Nossa presença na Rio Innovation é muito importante para o desenvolvimento do agronegócio do Rio. Somos um estado geograficamente pequeno, mas temos o segundo maior mercado consumidor do país. Precisamos produzir mais e melhor, e para isso precisamos da tecnologia”, concluiu Paulo Renato Marques, presidente da PESAGRO-RIO.

Retorno dos grandes eventos para o Estado

estande Setur RJ Rio Innovation Week Governo do RJ promove serviços e ações de inovação e tecnologia no Rio Innovation Week

A segunda edição do Rio Innovation Week ratifica a vocação e o protagonismo do Rio como sede de grandes eventos. Além disso, demonstra como Turismo, Cultura e Tecnologia são fundamentais para a retomada da economia fluminense. Capital e interior, após a redução das restrições impostas pela pandemia, também comemoram a volta de grandes ações, atraindo milhares de turistas novamente. 

A lista é grande, começando pelo Carnaval (em dois momentos), os jogos no Maracanã, Torneio Internacional de Beach Tênis, Rio Boat Show, Stock Car, Festival de Cinema de Vassouras, Rock in Rio e a temporada de cruzeiros 2022-2023, a maior dos últimos dez anos. A meta da Secretaria de Turismo é consolidar o estado como o melhor destino turístico do país.

Serviço
Evento: Rio Innovation Week – 2ª edição
Espaço: Turistech Zone – Setur-RJ
Confira a programação completa aqui: https://rioinnovationweek.com.br/programacao/
Data: de 08 a 11 de novembro
Horário: a partir das 10h
Local:  Píer Mauá / Av. Rodrigues Alves, 10 – Praça Mauá, Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do RJ promove serviços e ações de inovação e tecnologia no Rio Innovation Week
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui