Governo do RJ realiza 6ª reunião de comitê para acompanhar despesas com tragédia de Petrópolis

Grupo debateu as ações preventivas de cada pasta, tendo em vista o período de chuvas que se inicia em outubro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Luciano Belford

O Governo do Estado do Rio de Janeiro realizou, nesta segunda-feira (12/09), a sexta reunião do comitê criado para acompanhar as despesas com a tragédia de Petrópolis, na Região Serrana. O encontro aconteceu no Palácio Guanabara e contou com representantes das secretarias de Estado de Saúde, Defesa Civil, Cidades, Planejamento e Infraestrutura, além da Secretaria da Casa Civil, que coordena o comitê. Também marcaram presença o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a Controladoria geral do Estado (CGE-RJ) e o Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Criado em março, o grupo de trabalho tem como objetivo monitorar os contratos firmados e as ações de cada pasta para atenuar os efeitos das chuvas.

A reunião desta segunda apresentou as ações preventivas planejadas por cada secretaria tendo em vista o início do período chuvoso que ocorre no final de outubro. A pauta em destaque ficou por conta da Defesa Civil, que apresentou estudos para um novo plano de contingência. O órgão também vai realizar, nos meses de outubro e novembro, simulados em escolas e comunidades.

Entre os outros temas debatidos na reunião, foram apresentadas as obras de infraestrutura que estão sendo feitas na cidade de Petrópolis, o mapeamento das áreas de risco, as ações para aumentar o escoamento de rios e os trabalhos de limpeza e reflorestamento.

O comitê de acompanhamento das ações e despesas executadas pelo Estado do Rio voltadas a mitigar os efeitos da calamidade pública em Petrópolis vem realizando reuniões mensais, integrando todos os órgãos e cobrando ações efetivas para evitar tragédias como as que ocorreram no início do ano.

Advertisement

Leia também

Antiga garagem da Silveira Martins é vendida por R$19,7 milhões a incorporadora

Vídeo: Raio atinge Cristo Redentor durante registro de visitante

O grupo também tem atuado para reduzir os efeitos da calamidade na cidade serrana. Cabe ressaltar ainda que a participação de integrantes de órgãos de controle é fundamental para garantir a transparência dessas intervenções. O comitê realizará uma nova reunião no próximo dia 27 de setembro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do RJ realiza 6ª reunião de comitê para acompanhar despesas com tragédia de Petrópolis

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui