O Governo do Rio de Janeiro tem até o fim deste mês de agosto para convocar dois mil candidatos aprovados em concursos para professor da rede estadual de educação. O objetivo é suprir a falta de professores nas escolas
Além do chamamento, a Secretaria de Educação precisa abrir, em até três meses, um novo concurso público para preencher as vagas não ocupadas pelos cadastros de reserva dos concursos de 2013 e 2014.
Nesta semana, um Termo de Ajustamento de Conduta foi firmado entre MP e Estado para a definitiva convocação. Segundo o TAC, o Governo também deve manter ativo o processo de contratação temporária de professores: seja por meio de novas contratações ou a renovação desses contratos, até que seja concluído esse novo concurso público.
Em nota, a Seeduc informou que 969 aprovados nos concursos de 2013 e 2014 já foram nomeados e 435 estão em processo admissional. Além desses, a pasta disse que outros 596 vão ser convocados ainda este mês, mas esclareceu que eles têm um número considerável de chamadas para vaga de eliminados das convocações anteriores.
A Secretaria de Educação ainda disse que, desde janeiro, 2.171 profissionais foram aprovados, mas por fatores diversos, alguns foram eliminados e novas convocações precisaram ser realizadas para surprir as vagas. Entre os motivos estão não comparecimento do candiato e a inabilitação nas etapas seguintes do processo admissional.