O Governo do Estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro determinaram como será o expediente dos órgãos vinculados ao poder estadual e municipal durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo a partir da fase de mata-mata da competição. A medida foi publicada nesta quarta-feira, (30/11) no Diário Oficial.
O decreto determina que o expediente será facultativo nos órgãos e entidades da administração pública estadual e municipal nos dias em que as partidas da seleção brasileira começarem ao meio-dia. Nos dias em que os jogos tiverem início às 16h, o expediente irá até 12h.
Os decretos afirmam que a exceção são os órgãos de serviços essenciais que não admitem paralisação. A Secretaria Estadual de Saúde afirmou que as unidades vinculadas a ela funcionarão normalmente.
O Brasil já está classificado para a próxima etapa da Copa do Mundo, mas ainda depende do último jogo da fase de grupos, contra Camarões, na sexta, (02/12), às 16h, para definir o lugar na classificação. Caso passe em primeiro, a próxima partida será segunda, (05/12). Se passar em segundo, joga na terça, (06/12).