Governo Federal anuncia apoio ao Rio de Janeiro após fortes chuvas

Pelo menos dez pessoas morreram e duas ainda estão desaparecidas depois do temporal. Prefeito decretou situação de emergência na capital

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Pedestres e veículos de todos os tipos enfrentaram zona de alagamento na Avenida Brasil, altura do bairro do Irajá, zona norte do Rio de Janeiro — Foto: Fausto Maia/Thenews2/Estadão Conteúdo

O Governo Federal anunciou neste domingo (14/01), que irá dar todo o apoio necessário para a cidade do Rio de Janeiro, após as fortes chuvas e alagamentos desde o último sábado (13/01). O Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes conversou com o prefeito Eduardo Paes e colocou a estrutura da Defesa Civil Nacional à disposição do município, tanto em termos de recursos quanto de pessoal.

Estamos acompanhando de perto a situação do Rio de Janeiro e iremos fazer tudo o que for necessário para atender a população afetada”, destaca o ministro Waldez Góes. “Estamos prontos para enviar uma equipe da Defesa Civil Nacional para dar apoio no atendimento à população afetada e nos procedimentos necessários para a solicitação de recursos federais”, completa.

Segundo Waldez Góes, o Governo Federal pode auxiliar com recursos para ações de assistência humanitária, como compra de alimentos e água potável, entre outros, e também para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública destruída ou danificada pelo desastre. “Não faltarão recursos federais para atendimento à cidade do Rio de Janeiro. Essa é uma determinação do presidente Lula para qualquer caso de desastre em nosso País”, afirma.

O ministro destacou, ainda, que a atuação da MIDR começou na etapa de preparação, com alertas e reuniões conjuntas para nivelamento de informações e estratégias com as Defesas Civis de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. “E agora, nesta fase de resposta, vamos fazer um acompanhamento muito próximo às autoridades locais, no sentido de verificar as demandas necessárias e buscar soluções com o máximo de brevidade”, observa Waldez Góes.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo Federal anuncia apoio ao Rio de Janeiro após fortes chuvas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui