Governo reforça ações de prevenção para a chegada da frente fria nesta sexta-feira

Previsão é de acentuada queda de temperatura e chuvas torrenciais em diversos pontos do Estado, segundo o boletim meteorológico da Defesa Civil

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Limpeza dos cursos d'água é uma das medidas para evitar inundações severas no Estado/ Rafael Campos

Após uma semana de intenso calor no Rio de Janeiro, é aguardada a chegada de uma frente fria nesta sexta-feira (4). A previsão é de acentuada queda de temperatura e chuvas torrenciais em diversos pontos do Estado, segundo o boletim meteorológico da Defesa Civil.

PUBLICIDADE

Temendo desastres relacionados a possíveis inundações, o Governo do Estado realiza uma série de intervenções preventivas. O governador Cláudio Castro (PL) afirmou que, “para atenuar possíveis danos causados” pela chuva prevista para o fim de semana, todo o Estado está sendo monitorado. “Temos a consciência dos efeitos das mudanças climáticas que vêm acontecendo e afetam toda a população”, disse Castro.

A Secretaria de Estado Defesa Civil (SEDEC-RJ) acompanha diuturnamente as condições climáticas e os níveis pluviométricos em todo o território fluminense, emitindo alertas de risco. Com a proximidade da sexta-feira, as ações devem ser intensificadas, mobilizando profissionais, como hidrólogos, meteorologistas e geólogos.

“É importante que a população fique atenta aos alertas e siga as orientações das autoridades. A tecnologia é uma aliada fundamental na prevenção de tragédias e cada cidadão pode contribuir ao repassar as informações recebidas para amigos e familiares. A prevenção é sempre a melhor defesa”, alertou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles.

Na SEDEC-RJ e no CBMERJ foram investidos mais de R$ 1 bilhão em tecnologia para a gestão de riscos e respostas a desastres, a exemplo do Sistema de Monitoramento, Alerta e Alarme, que conta com 202 sirenes e 70 pluviômetros. O sistema viabiliza atuação dos militares nos 92 municípios, com apoio de viaturas de salvamento e resgate, ambulâncias, embarcações, drones e aeronaves.

No território fluminense, inundações de Rios são comuns, por isso, programa Limpa Rio, realiza ações em rios, córregos, lagoas e canais para a retirada de resíduos e desassoreamento. Desde 2021, Já foram retirados mais de 8,5 milhões de metros cúbicos de resíduos dos cursos d’água.

“Realizamos o trabalho de prevenção com o nosso maquinário em todas as regiões do Rio de Janeiro e estamos dando destaque, neste momento, para os locais mais sensíveis e suscetíveis de sofrerem com as fortes chuvas”, explicou o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Governo reforça ações de prevenção para a chegada da frente fria nesta sexta-feiraddr newsletter Governo reforça ações de prevenção para a chegada da frente fria nesta sexta-feira

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui