A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio), em parceria com as Subprefeituras da Grande Tijuca e da Zona Norte, Coordenação de Atenção Primária, lideranças comunitárias, e agentes de vigilância sanitária realizaram, nesta quinta-feira (10/3), ações de prevenção e controle dos arbovírus transmitidos pelo aedes aegypti nos bairros do Grajaú e Vigário Geral, ambos na Zona Norte da cidade. Os moradores dos dois bairros foram orientados pelas equipes de saúde sobre como prevenir a disseminação dos arbovírus, que podem causar dengue, zika e chikungunya, além de realizarem visitas a imóveis e logradouros para eliminar focos do mosquito. As vitorias contaram com 250 profissionais.
Ao todo, foram visitados 1.323 imóveis nos dois bairros, sendo que em 4 deles foram eliminados focos de mosquito. Além disso, os agentes sanitários removeram de algumas residências, materiais que poderiam servir de criadouros para o aedes aegypti. Durante as incursões, os profissionais promoveram outras ações de saúde, como vacinação contra a Covid-19, além de apresentarem estandes educativos para esclarecer a população sobre como evitar a presença do Aedes aegypti.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, que acompanhou o trabalho dos agentes, destacou as dificuldades enfrentadas pela pasta durante os 2 anos de pandemia, quando as pessoas ficaram isoladas em casa e não permitiam que os agentes da saúde prestassem algum tipo de auxílio contra a proliferação do aedes aegypti, por medo de serem contaminadas pela Covid-19..
“Os últimos dois anos foram muito difíceis para a Secretaria Municipal de Saúde. Os profissionais precisaram mudar muito suas características de trabalho, as pessoas tinham medo de nos deixar entrar nas suas casas e levar Covid-19. Todos ficaram assustados e nós também. Mas tudo o que passamos nos mostrou a força do SUS e o quanto é relevante o trabalho que desenvolvemos. Por isso, é muito importante poder retomar ações como essas e voltar a cuidar também das outras questões de saúde pública, como a prevenção das arboviroses”, declarou Soranz.
Outros bairros, como Irajá, Realengo e Humaitá, já receberam as equipes de saúde nos últimas semanas. Nos próximos dias, outros bairros da cidade receberão as orientações dos profissionais da Prefeitura. Na próxima terça-feira (15/3), será realizada uma ação em Anchieta; na quarta (16/3), na Saúde; na quinta (17/3), em Itanhangá; e na sexta (18/3), em Sepetiba.
A Secretaria Municipal de Saúde promove ações para o controle do Aedes aegypti durante todo o ano, tendo como foco principal o Verão, estação na qual há uma combinação explosiva para o surgimento de criadouros do mosquito: chuvas e calor. As equipes de vigilância ambiental em saúde já realizaram, desde o início de 2022, mais de 1,4 milhão de visitas em imóveis, tendo eliminado mais de 200 mil criadouros de mosquito.