‘Grande Sertão: Veredas’ ganha vida nos palcos da Cidade das Artes neste mês

Indicado ao Prêmio Shell Rio 2023, o projeto apresenta as duas primeiras peças da trilogia: "Riobaldo" e "O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho"

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A monumental obra “Grande Sertão: Veredas” de João Guimarães Rosa será reimaginada nos palcos da Sala Eletroacústica da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, sob a direção e atuação de Gilson de Barros. Este projeto, indicado ao Prêmio Shell Rio 2023 nas categorias de Melhor Dramaturgia e Melhor Ator, promete trazer uma abordagem singular para a narrativa.

As duas primeiras peças da trilogia serão apresentadas com “Riobaldo” agendado para os dias 13, 20 e 21 de janeiro às 20h, seguido por “O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho” nos dias 14, 21 e 28 de janeiro às 19h. A direção fica a cargo do premiado Amir Haddad.

A obra, lançada em 1956, revolucionou a literatura brasileira ao explorar a linguagem popular e oferecer uma visão única do sertão. Guimarães Rosa mergulhou nas profundezas da alma humana, utilizando a riqueza e ousadia da língua para discutir aspectos metafísicos do homem de forma universal.

A “Trilogia Grande Sertão: Veredas” teve sua estreia marcada com a peça “Riobaldo” em março de 2020, porém sua temporada foi interrompida uma semana depois devido à pandemia. Mesmo assim, a produção manteve conexão com o público através de lives entre ator e diretor, inovando nas apresentações virtuais.

Advertisement

Leia também

Progressistas dividido entre Bolsonarismo, Eduardo Paes e Marcelo Queiroz – Bastidores do Rio

Custas judiciais aumentaram 45% no estado do Rio de Janeiro nos últimos dois anos

Em 2021, retomou suas apresentações presenciais em locais como a Casa de Cultura Laura Alvin, em Ipanema, a Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, e o Teatro Gláucio Gil, em Copacabana. O projeto seguiu em frente em 2022, iniciando uma turnê pelo país que incluiu São Paulo, Belo Horizonte e cidades do Circuito Guimarães Rosa, além de bairros paulistanos e 18 cidades do interior, encerrando em Brasília.

Em abril de 2023, a segunda parte da trilogia estreou no Rio de Janeiro como “O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho”. E para 2024, os planos se expandem para além das fronteiras, com a trilogia embarcando para países da Europa, incluindo Portugal, França e Alemanha, prometendo levar a saga de Guimarães Rosa para além das terras brasileiras.

Sinopse:

Riobaldo

O personagem central do romance “Grande Sertão: Veredas” o ex-jagunço Riobaldo relembra seus três grandes amores: Diadorim, Nhorinhá e Otacília. O incompreendido amor por Diadorim, o amigo que lhe apresentou a vida de jagunço e lhe abriu as portas do conhecimento da natureza e do humano, levando-o ao pacto fáustico; o amor carnal e sem julgamentos pela prostituta Nhorinhá; e o amor purificador por Otacília, a esposa, que o resgatou do pacto fáustico e o converteu em “homem de bem”.

O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho

O ex-jagunço, Riobaldo, hoje um velho fazendeiro, conversa com um interlocutor, que é o público. E nesse encontro, cheio de filosofia, ele conta passagens de sua vida e reflete sobre a dialética: bem/mal e Deus/diabo. Na juventude, por amor a Diadorim e para conseguir coragem e força, fez o que julga ser um pacto fáustico. Em meio a narrativa, o personagem se vale de várias histórias populares, para questionar: “O diabo existe?”

Serviço – Trilogia “Grande Sertão: Veredas”

  • Cidade das Artes – Sala Eletroacústica – Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca
  • Informações: 3328-5300
  • Ingressos: R$ 30,00 (meia) e R$ 60,00 (inteira)
  • Capacidade: 100 lugares
  • Duração: 60 minutos
  • Classificação Etária: 16 anos
  • Temporada 13 a 28 de janeiro de 2024
  • Riobaldo – Sábados às 20h
  • O Diabo na Rua, no meio do Redemunho – Domingos às 19h
  • Venda pela Sympla: https://bileto.sympla.com.br/event/89653/d/230977
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 'Grande Sertão: Veredas' ganha vida nos palcos da Cidade das Artes neste mês

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 'Grande Sertão: Veredas' ganha vida nos palcos da Cidade das Artes neste mês
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui