Templo do consumo de luxo na Zona Oeste, o Shopping Village Mall, pérola da rede Multiplan de shopping centers, foi alvo de um crime mais que audacioso na tarde de hoje, que terminou em tragédia, com a morte de um vigilante que tentou defender o estabelecimento.
Fontes da Polícia Civil chegaram, inicialmente, a mencionar dois mortos durante a tentativa de assalto à joalheria Sara Jóias, no mall do estabelecimento. Um bandido e um vigilante do próprio Village. Todavia, depois, mudou-se a versão para apenas a morte de uma pessoa, o vigilante. Todavia, como o DIÁRIO teve acesso a imagens do bandido morto pela polícia, na rua, na Barra da Tijuca, divulgamos não só a tragédia do segurança, como também a morte do bandido, e a contagem de 2 mortos.
Conforme diversos relatos de testemunhas – diversos depoimentos e filmagens foram divulgados na rede mundial de computadores – o confronto entre os criminosos assaltantes e o vigilante teria ocorrido em torno das 18h10min, após a tentativa de assalto à Sara Jóias, no centro comercial. Esta joalheria é conhecida revendedora de relógios Rolex e Cartier, além de peças de alta joalheria, com coleções em metais e pedras preciosas. Policiais da 16ªDP (Barra da Tijuca) e do BOPE foram até o shopping, considerado “super seguro” pela população usuária de seus serviços. “Há um mito de que a Barra da Tijuca e seus shoppings são seguros, mas a verdade é que toda a cidade está infestada de bandidagem“, disse ao DIÁRIO um freqüentador do Shopping que disse ter ficado vinte minutos escondido com medo de ser baleado pelos bandidos.
Os mesmos relatos dão conta de que uma funcionária foi feita de refém pelos criminosos durante sua fuga. Nada menos que uma dúzia de bandidos fortemente armados teriam participado da audaciosa ação. Foram cerca de 30 tiros dentro e fora do shopping, deixando os clientes do shopping em pânico. As cenas de terror tiveram direito a pessoas se atirando ao chão e se jogando embaixo de mesas.
O shopping de luxo fica localizado na Avenida das Américas, próximo ao BarraShopping, dos mesmos donos. Foi inaugurado em dezembro de 2012 com mais de de 90 lojas de alto luxo; grande parte são grifes internacionais de altíssimo luxo. Sua arquitetura inclui pisos de mármore de carrara e uma fachada arrojada, além de muita madeira.
Uma nota à imprensa do VillageMall disse que “O shopping informa que colabora com as autoridades competentes para esclarecimento dos fatos” e acabou por lamentar a situação ocorrida. Mas não é a primeira vez que a criminalidade bate à porta do concorrido e badalado estabelecimento. Em dezembro de 2021 a Polícia do Rio investigou um suposto sequestro no seu estacionamento. O caso circulou fortemente nas redes sociais. Os relatos davam conta de que um jovem que estava em um carro da marca Jeep teria sido abordado na noite de 18/12 por cinco homens, no estacionamento do shopping. Ele teria gritado desesperadamente por socorro. Testemunhas supostamente procuraram um segurança.
Procurado, o shopping informou na época que identificou uma abordagem suspeita em seu estacionamento, no final da tarde. “A equipe de segurança foi rapidamente acionada e identificou que a ação não se tratava de uma tentativa de sequestro“, sustentou, à ocasião.
Talvez, na região, esteja mais seguro na rua que dentro dos shoppings como a testemunha apontou. Pois não é o primeiro fato que indica isso naquela região.