Grumari e Praia Vermelha estão na corrida pela ‘Bandeira Azul’ no Rio

O selo, que é renovado anualmente, impõe o cumprimento de 34 critérios abrangentes, que incluem a qualidade da água, educação ambiental, gestão, segurança e acessibilidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Praia de Grumari, na Zona Oeste do Rio - Foto: Reprodução

Em um ano marcado pelo incansável esforço de recuperação da certificação internacional de qualidade, a Praia da Reserva e Prainha, duas das mais famosas do Rio de Janeiro, estão prontas para ostentar mais uma vez a Bandeira Azul na temporada de 2023/2024 que tem início nesta quarta-feira (01/11).

O selo, que é renovado anualmente, impõe o cumprimento de 34 critérios abrangentes, que incluem a qualidade da água, educação ambiental, gestão e segurança. O último critério refere-se ao fornecimento de equipamentos, presença policial e salva-vidas. E agora, a Prefeitura do Rio tem em mente replicar essas ações nas próximas candidatas à chancela, Grumari e Praia Vermelha, que estão empenhadas em cumprir os rigorosos critérios estabelecidos para alcançar o selo, de acordo com o Jornal O Globo.

Os esforços para conquistar esse reconhecimento se concentraram também em aprimorar a acessibilidade, um dos critérios-chave para a certificação. Em meio a busca pela renovação do selo, a Prainha, tomou medidas significativas para melhorar nesse ponto. Uma cadeira anfíbia foi disponibilizada para os banhistas, e uma esteira para auxiliar cadeirantes a chegar até a beira-mar está programada para ser disponibilizada sob demanda a partir de novembro. E além disso, uma parceria com o programa “Praia para Todos” promoverá o acesso de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, com ações previstas para começar no verão.

Advertisement

A preocupação com a segurança dos frequentadores levou à instalação de um revestimento emborrachado antiderrapante na rampa de acesso à praia, que é feita de madeira ecológica. O banheiro, já acessível, passou por melhorias na tubulação e pintura.

Um outro detalhe que somou, foi o fato de a Prainha e a Praia da Reserva, oferecem atividades de educação ambiental, como mutirões de limpeza, conscientização sobre a preservação do ecossistema e o plantio de mudas de restinga, em todos os fins de semana. Mais de 600 mudas foram plantadas até o momento e mais de 300 quilos de resíduos foram coletados neste ano.

Em busca da certificação, a partir da segunda quinzena de novembro, Grumari e Praia Vermelha também se unirão em prol desses esforços, para alcançar a cobiçada Bandeira Azul e garantir um ambiente de praia de alta qualidade para todos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Grumari e Praia Vermelha estão na corrida pela 'Bandeira Azul' no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui