Grupo de artesãs cariocas preparam ação natalina para embelezar as ruas do Rio de Janeiro

O evento acontecerá neste sábado (09/12), das 10h às 14h, na Praça Afonso Pena, na Tijuca, com a presença de 32 artesãs que fizeram seus painéis e enfeites de crochê para comemorar a chegada do Natal

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Em celebração ao Natal, um grupo dedicado de mulheres prepara uma surpresa encantadora para as ruas do Rio de Janeiro, o Yarn Bombing de Natal 2023. O evento acontecerá neste sábado (09/12), das 10h às 14h, na Praça Afonso Pena, na Tijuca, na Zona Norte do Rio.

32 habilidosas artesãs, que trabalharam incansavelmente durante novembro, apresentarão seus crochês em forma de painéis e enfeites para celebrar a temporada natalina. O processo de embelezamento da praça será aberto ao público, oferecendo uma oportunidade para tirar fotos incríveis e criar memórias especiais em família.

O projeto, criado em 2020, é liderado pela artesã Natasha Barbosa. Na ocasião anterior, ela coordenou um trabalho envolvendo 54 artesãs, resultando na criação de 40 painéis com um metro de altura. Essas obras foram instaladas nas árvores da Praça Edmundo Rego, no Grajaú, na Zona Norte, e no prédio histórico do Centro Sebrae de Referência do Rio de Janeiro (CRAB), na praça Tiradentes, no Centro do Rio.

O termo “Yarn Bombing” refere-se a uma explosão ou bombardeio de fios, representando uma forma de arte de rua que utiliza exibições coloridas de fios, malhas ou crochês. É também conhecido como “bombardeio de lã”, “tempestade de fios”, “tricô de guerrilha”, “kniffiti” ou “tricô urbano” e busca promover o fazer manual, o artesanato e o cuidado com os espaços públicos, independentemente de origem, idade, gênero, escolaridade ou nível social do artesão.

Advertisement

Leia também

Deputados propõem destinar R$15 milhões da Alerj para 10 municípios afetados por chuvas no RJ

‘Guadalupe’, ‘Lobo Júnior’, ‘Fiocruz’ e mais: confira os nomes das 20 estações do BRT Transbrasil

As artesãs cariocas se reuniram durante dois meses na Escola Carioca de Artes Têxteis, na Rua Domício da Gama 56, na Tijuca. Este espaço é dedicado ao ensino e à disseminação dos saberes e fazeres têxteis, além de valorizar a cultura popular brasileira. O espaço, dotado de salas para cursos, um café e uma colaboração com a Livraria Casa da Árvore, oferece acesso a materiais essenciais, como linhas e tecidos especiais, permitindo que as alunas desenvolvam suas habilidades em casa.

O projeto recebe apoio da empresa Fios Pingouin, da Escola Carioca de Artes Têxteis e é organizado por Natasha Barbosa e Alessandra Turca.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Grupo de artesãs cariocas preparam ação natalina para embelezar as ruas do Rio de Janeiro

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Grupo de artesãs cariocas preparam ação natalina para embelezar as ruas do Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui