A equipe do Instituto Ambiental do Estado (Inea) registrou um momento especial na última quarta-feira (4), durante uma atividade de rotina na Baía de Sepetiba, no Rio de Janeiro. O grupo teve a sorte de flagrar cerca de 30 golfinhos e uma baleia-franca na região. A coloração vibrante e os altos níveis de sociabilidade dos animais chamaram a atenção, e o registro foi feito com o auxílio de drones.
Nas imagens, é possível ver a baleia-franca com seu filhote, descansando a aproximadamente 4 quilômetros de distância dos golfinhos.
De acordo com o especialista Leonardo Flach, as baleias-francas permanecem em descanso nas águas cariocas até o momento em que devem retornar ao seu espaço habitual.
Flach também observa que o litoral do Rio de Janeiro não faz parte da rota natural dessa espécie de baleia, que normalmente, quando visitam o Brasil para reprodução, vão para a costa de Santa Catarina, no sul do país.
As baleias e os golfinhos, também conhecidos como boto-cinza, pertencem ao grupo de mamíferos aquáticos chamados cetáceos. Esses animais são carnívoros e, dependendo da espécie, se alimentam de peixes, moluscos e até de outros mamíferos.
Eles habitam em toda costa brasileira, mas se concentram, especialmente, na Baía de Sepetiba, local que abriga a maior população de golfinhos da América do Sul.