Grupo Especial do Carnaval terá 3 dias de desfiles a partir de 2025

A apuração das notas continuará acontecendo na Quarta-Feira de Cinzas. O Desfile das Campeãs também está mantido no sábado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Desfile da Imperatriz Leopoldinense no Carnaval 2023 - Foto: Ismar Ingber/Riotur

Os desfiles oficiais do Grupo Especial agora terão mais um dia. Além das tradicionais apresentações no domingo e na segunda-feira, o público poderá acompanhar também na terça-feira de Carnaval. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (06/05), após longa negociação entre a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), patrocinadores, escolas e organizadores.

Nesta nova configuração, que já valerá para 2025, quatro escolas se apresentarão em cada dia. A decisão foi chancelada pelos presidentes das 12 agremiações quem compõe a Liesa durante uma plenária.

Dessa forma, também em decisão inédita, as notas dos julgadores passarão a ser fechadas ao final de cada dia. Portanto, a Unidos de Padre Miguel, atual campeã da Série Ouro, abrirá o domingo, em 2 de março. Já a Unidos da Tijuca, 11ª colocada do Grupo Especial no ano anterior, abrirá os desfiles da segunda-feira e na terça-feira terá a Mocidade que ficou em 10º lugar em 2024 abrindo a noite de apresentações.

As demais serão divididas em trincas com a ordem sendo definida no sorteio do próximo dia 23 na Cidade do Samba: Mangueira, Portela e Beija-Flor/Grande Rio, Viradouro e Salgueiro/Paraíso do Tuiuti, Vila Isabel e Imperatriz Leopoldinense.

Advertisement

Dentro dessa iniciativa, queremos viabilizar uma redução no preço das arquibancadas, com o objetivo de tornar os ingressos ainda mais acessíveis. Também vamos proporcionar que mais pessoas estejam no Sambódromo em dias diferentes“, ressaltou o presidente da Liesa, Gabriel David.

Com a alteração do Grupo Especial, os desfiles mirins passarão para um novo dia da semana, que ainda será escolhido em comum acordo com a Aesm-Rio, organização responsável pelas apresentações das crianças, e com o poder público.

Vale ressaltar que a apuração das notas continuará acontecendo na quarta-feira de cinzas. O Desfile das Campeãs também está mantido no sábado, dia 8 de março, com as seis primeiras colocadas festejando o resultado.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Grupo Especial do Carnaval terá 3 dias de desfiles a partir de 2025
Advertisement

4 COMENTÁRIOS

  1. Lamentável essa decisão, três dias é cansativo, mesmo com quatro escolas. Os desfiles já estão com enredos muito repetidos, alegorias que parecem ser reaproveitadas. Ano que vem não irei prestigiar os desfiles, eu desloco da minha cidade, que fica a 270 km do Rio em um único dia para ver 6 escolas, sempre escolho o dia que acho que as melhores estarão desfilando. No novo formato, os desfiles tendem a começar mais tarde, o que vai favorecer apenas a rede Globo, que prontamente aprovou a ideia, e não duvidem se não partiu dela.

  2. O desfile das escolas de samba é um espetáculo chato. No passado, ao menos, era mais diverso em relação aos enredos. Hoje, em tempos de “diversidade”, a grande maioria das escolas optaram por enredos “afro-repetitivos”. Fica sempre a sensação de já ter visto aquilo. Ou então, enredos carregados no esquerdismo, na lacração. Resultado? Ibope decrescente, a TV tem dificuldade de vender as cotas para os patrocinadores. Outra coisa, entregam dinheiro público pra instituições comandadas por contraventores violentíssimos. Sem auditoria! Tirando os turistas e o povo do samba, quem pode ver pela televisão prefere trocar de canal ou ir dormir.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui