Grupo Urbam comemora seus 20 anos na parceria com o projeto Caçamba Solidária

Iniciativa recolhe e realoca materiais de descarte de obras para realizar reformas em instituições e moradias em comunidades do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Grupo Urbam, líder no mercado de coleta e transporte de resíduos no Rio e no Grande Rio, é o novo parceiro do projeto “Caçamba Solidária”.

A iniciativa – lançada pelo coletivo Obra Nossa, que reúne arquitetos, designers, fornecedores e clientes, em 2020 – visa direcionar itens excedentes de obras e materiais de descarte que tenham valor comercial e possam ser realocados em instituições e moradias em situação de vulnerabilidade social na cidade do Rio de Janeiro e regiões metropolitana e serrana do Rio, realizando reformas e ações transformadoras nas comunidades. O Grupo Urbam é responsável por toda a logística de coleta e armazenamento dos itens doados, além de também contribuir para a contratação de mão de obra parceira para a execução das obras de melhoria. 

“O objetivo do Caçamba Solidária é fomentar a solidariedade, o consumo consciente, a economia circular e a inclusão social. Com as ações de reformas e melhorias, conseguimos, de alguma forma, dar dignidade às famílias beneficiadas e contribuir para que tenham maior qualidade de vida e bem-estar em seus lares”, diz Guilherme Almeida, CEO do Grupo Urbam.

Os itens arrecadados são reaproveitados em novas obras ou vão para um bazar, onde são vendidos a preços muito abaixo do valor inicial de mercado. Entre os itens que podem ser doados ao projeto estão mobiliários, louças, metais, esquadrias, bancadas, revestimentos, eletrodomésticos, eletrônicos, objetos de decoração, luminárias, entre outros materiais.

Advertisement

Todo o valor arrecadado com a venda dos itens do bazar é revertido para custear as obras nas residências cadastradas no projeto, além de viabilizar a contratação de mão de obra local para a instalação e entrega dos materiais. Com isso, além das doações, o projeto oferece oportunidades de emprego e renda para as comunidades.

Líder no mercado de coleta e transporte de resíduos no Rio e no Grande Rio, o Grupo Urbam – empresa formada, atualmente, pelas marcas Urbam, Kioto e Bioclean – completa 20 anos de atuação em 2023 apostando em inovação para superar os desafios do setor, crescer localmente e abrir novos mercados. Responsável por 60% do market share no Estado, a empresa fechou 2022 com faturamento de cerca de R$ 85 milhões, 10 mil clientes e coleta diária de 300 toneladas de resíduos. Para 2023, a previsão é atingir R$ 100 milhões em faturamento, chegar a 11 mil clientes e aumentar
as coletas em 100 toneladas/dia.

Atualmente, o Grupo Urbam idealiza projeto com o objetivo central de disseminar informação acerca dos resíduos, suas problemáticas e soluções. A partir da produção de conteúdo veiculado em seus próprios canais nas redes sociais, a empresa pretende ampliar a conscientização sobre práticas responsáveis, abordando temas como a separação e o descarte correto de resíduos, ciclo de vida sustentável dos resíduos, reciclagem e consumo consciente. 

Para o próximo ano, a expectativa é promover eventos e ações com foco em sustentabilidade e educação ambiental, principalmente para o público infanto-juvenil. “Acreditamos que, a partir de atividades educativas sobre o lixo, podemos contribuir para que as futuras gerações sejam mais conscientes e engajadas com a preservação do planeta e tenham maior compreensão sobre as questões relacionadas aos valores ambientais, sanitários e sociais dos resíduos”, diz Guilherme.

Nas últimas semanas, o Caçamba Solidária concluiu a reforma de uma casa em Santa Cruz, que recebeu melhorias em todos os seus cômodos. A beneficiária foi indicada pela Pepuc de Vila Paciência, projeto social cadastrado no projeto.  

Para colaborar com a iniciativa, os interessados podem entrar em contato a partir do site da Urbam (https://www.grupourbam.com.br/cacamba) e do Instagram da Caçamba Solidária (https://www.instagram.com/cacambasolidaria/).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp <strong>Grupo Urbam comemora seus 20 anos na parceria com o projeto Caçamba Solidária</strong><strong></strong>
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui