Guarda Ambiental de Niterói reintegra coruja ao habitat natural

O animal, que havia sido resgatado no Cafubá com a asa machucada e muito debilitado, passou por um período de reabilitação antes de ser solto

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Neste domingo (02/10), uma equipe da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói realizou a reintegração de uma coruja mocho-orelhuda ao seu habitat natural. O animal, que havia sido resgatado no Cafubá com a asa machucada e muito debilitado, passou por um período de reabilitação de três semanas, até se recuperar completamente, antes de ser solto. De acordo com os agentes, a reintegração aconteceu na Estrada da Viração, área de preservação ambiental mais próxima de onde a coruja foi resgatada.

A coruja mocho-orelhuda é comum na maioria das regiões do país. É uma ave de hábitos noturnos e se alimenta principalmente ratos, insetos grandes e outras aves.

Os agentes ambientais são treinados para o resgate dos animais, e o procedimento é feito de acordo com cada espécie. Num primeiro momento, os animais passam por uma avaliação pela própria equipe de resgate e se não apresentarem nenhum tipo de ferimento ou precisarem de cuidados específicos, são reintegrados à unidade de conservação mais próxima.

Já os que são capturados e apresentam algum tipo de ferimento são encaminhados para instituições como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; Econservation, empresa de estudos e projetos ambientais, Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica; ou Instituto Vital Brazil, quando é o caso de cobra venenosa.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Guarda Ambiental de Niterói reintegra coruja ao habitat natural
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui