Guarda Municipal age contra desordem no Largo do Guimarães e retira imensa barraca de churrasco

O 'Churrasquinho Guimarães" funcionava, ilegalmente, de quinta a domingo, em Santa Teresa, a partir das 18h. Após denúncias, o equipamento que emporcalhava o largo e ocasionava fumaça, gordura e cheiro desagradáveis aos imóveis vizinhos foi finalmente retirado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
A imensa barraca de churrasco que vinha funcionando clandestinamente no meio do Largo dos Guimarães foi finalmente retirada pela Guarda Municipal

Foi grande a repercussão da matéria do DIÁRIO DO RIO acerca da bandalheira que vinha se tornando a região mais turística de Santa Teresa, nas imediações do histórico Largo do Guimarães. Refém da ilegalidade e da ocupação de espaços públicos por diversos camelôs vendedores de todo o tipo de alimentação produzida sem qualquer licença ou controle sanitário, o bairro ainda assim vem demonstrando um lento renascimento de seus bares e restaurantes, que atraem cariocas e turistas. Mas, tendo sido atenuado o caos que toma conta da região sempre após as 18h, aos poucos a confusão foi retornando.

Na noite de ontem (26/01), bem em frente ao badalado restaurante e pousada Armazém São Joaquim, e junto ao Portella Bar, ambulantes montaram uma imensa armação de ferro colada na entrada de uma loja que se encontra fechada, e instalaram uma enorme churrasqueira de metal, que produzia grande quantidade de fumaça e gordura, com o odor se espalhando por todo o logradouro. Na janela logo acima da chaminé, funciona uma pousada. Para piorar, a barraca – intitulada Churrasquinho Guimarães, foi encostada na parede e porta de entrada de uma edificação recém restaurada que data de 1854. Praticamente um quiosque – só que clandestino e ilegal – tomou quase uma terça parte do largo, em pleno espaço público. O descumprimento da lei é tão flagrante e repetido que o ‘estabelecimento’ tem uma conta no Instagram, @churrascoguimaraes, onde anuncia data e hora para o cometimento da infração: “De quinta a domingo, a partir das 18h, no Largo do Guimarães“.

9c9f0329 6486 462e a7fb 6b860c1c3e98 Guarda Municipal age contra desordem no Largo do Guimarães e retira imensa barraca de churrasco
O gigantesco quiosque irregular foi retirado pela Guarda Municipal, que decidiu não apreender as mercadorias e nem os equipamentos nesta primeira ação contra o ‘Churrasquinho Guimarães;, que atua no local de Quinta a Domingo, a partir das 18h, segundo as redes sociais.

Acionada pela Subprefeitura do Centro, que hoje está a cargo do subprefeito Alberto Szafran, conhecido como legalista e entusiasta do Centro Histórico, a Guarda Municipal compareceu ao local e, pela primeira vez em anos, estabeleceu a ordem no principal ponto do bairro, conhecido como a Montmartre carioca. Os ambulantes fizeram filmagens e convocaram clientes e advogados, que segundo eles poderiam ter o condão de tornar legal o que é flagrantemente ilegal. Vencidos pelos argumentos, pela lei e pela falta de licença para atuar no local, tiveram que se retirar. A Guarda Municipal não exerceu sua autoridade de apreender os equipamentos e mercadorias, atuando de forma didática. Posteriormente, os ambulantes chegaram a postar numa rede social sua indignação. Segundo eles, “uma denúncia” não poderia ocasionar sua retirada, mesmo estando ilegalmente no local. (abaixo)

40b846ba 6132 4882 a2ab c10b5ffaf063 Guarda Municipal age contra desordem no Largo do Guimarães e retira imensa barraca de churrasco

Advertisement

As redes sociais do estabelecimento irregular têm 580 seguidores e trazem fotografias de diversos ângulos com um movimento bastante grande de pessoas em seu entorno. Após a ação da guarda, instalaram-se no jardim de um imóvel em frente, onde há o “Samba do Paulinho”. O churrasquinho de carne sai a 12 reais, e outros espetinhos são vendidos a 9 reais.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Guarda Municipal age contra desordem no Largo do Guimarães e retira imensa barraca de churrasco
Advertisement

25 COMENTÁRIOS

  1. Perseguição o nome disso,, o bairro precisa de muitos cuidados, inclusive para receber os milhares de turistas, como lixeiras, melhoria das calçadas, ruas e isso não acontece, no bairro tem de tudo irregular, bares, restaurantes e lanchonetes irregulares, festas irregulares, shows irregulares, bares com mesas e cadeiras nas calçadas, pedestre tem que andar pela rua, até a polícia pára na calçada, mas quem atrapalha o bairro é o churrasquinho, bando de hipócrita.
    Vcs prestam um desserviço.

  2. O engraçado que para regularizar é um burocracia. E vem um diário elitista que se preocupa mais com a calçada do que pessoas levar o sustento do dia a dia. Um prefeito que não ajuda em nada pra o trabalhador ter dignidade. O Diário poderia dar emprego a essas pessoas já que se preocupa tanto com a “ordem urbana”.

    • Desculpe, mas até traficante precisa levar o sustento pra casa, não é por aí, os pequenos delitos levam ou acobertam os grandes crimes, quem tem barraca irregular tb rouba luz, água, joga esgoto na galeria pluvial, vende drogas, esconde armas, é olheiro do tráfico e por aí vai, todo mundo tem que andar direito, não tem desculpa, vai na prefeitura e se cadastre, pague os impostos e seja um empresário de verdade e não um fora da lei, chega de passar pano com a desculpa de “só estava trabalhando”.

  3. Matéria completamente tendenciosa, o churrasco do Guimarães estava lá a anos, onde também havia uma banca de jornal que era histórica no bairro, mas por conta do armazem em questão, foi retirada a banca e agora o churrasco, pessoas trabalhadoras impedidas de tirar seu sustento e porque? Por anos não haviam essas tais denúncias e agora um estabelecimento reclama, a GM retira tudo?
    Quando os moradores foram ouvidos?
    Existiu um abaixo assinado onde centenas de moradores e frequentadores que assim como eu se puseram a favor do churrasco!
    Barbárie e vergonha com trabalhadores e moradores do bairro!

  4. Finalmente a GM cumpre seu dever ao menos 1 vez.
    Na Tijuca, a bandalha e o caos nas calçadas imperam. Próximo a Estação Uruguai tem de tudo e pedestre tem que andar no meio da rua e pedir por favor e licença pra conseguir acessar a entrada da estação do Metrô.
    Óculos, comida árabe, tenda de churrasco duas vezes maior que esta aí da matéria.
    Tudo liberado. E o IPTU aumentou 50% !!!!!!
    Prefeitura lixo. Cobra caro e não entrega nada.

  5. Engraçado que só foi badalado São Joaquim inaugurar que tiraram a banca, depois o churrasquinho.
    Eles tentaram renovar a licença, mas foi negado.
    Manda quem tem mais dinheiro!!

  6. Quero ver é fazer isso em Madureira e Pavuna, nesses bairros tem comerciantes que também pagam aluguel e da emprego, agora a prefeitura é omissa e incompetente, Pavuna é uma lixeira com a conivência da prefeitura, aonde anda a guarda municipal só cuida do centro?

    • Perfeito seu comentário, o Churrasco do Guimarães está ali há anos, depois que inauguraram o Armazém tiraram a Banca de jornal e agora o Churrasco que era um ponto de encontro de Jovens e moradores de Santa Teresa. Lamentável

  7. Aguarda Municipal Só serve para atrasar quem está trabalhando pelo teu sustento se fizer levantamento não tem nada certo nem na seop

    • Pois é, traficante também trabalha, ladrão de carro, batedor de carteira…todos precisam trabalhar para levar o sustento pra casa, não é mesmo…

  8. Perguntaram se são honestos, perguntaram se as comidas e bebidas são adulteradas, mas POR QUE vocês não perguntam aos moradores? ELES CONSOMEM, eles QUEREM o churrasquinho ali e eles precisam, é um comércio local, com acolhimento e acima de tudo, FAMÍLIA! Eles estão tentando regularizar há anos, ninguém do diário do rio NUNCA foi lá para conversar com eles, nunca se prontificaram a nada! Fazer matéria tendenciosa, matéria com o intuito de destilar ódio ao trabalhador é muito mole, bater em cachorro morto é bem fácil mesmo! Mas o que é do povo não se tira fácil assim!

  9. Rio tem muita sorte de poder contar
    com maravilhoso e incorruptível serviço
    da GM. O mesmo não se pode dizer da longínqua cidade de Oir, no imaginário país de nome Lisarb. Lá até há um serviço público equivalente, pago por todos, mas que infelizmente prefeito e fiscais são tão desonestos e corruptos que aceitam um pedaço roído de pizza velha para não fiscalizarem calçadas no Centro de Oir, numa região chamada Apal, repleta de mesas e cadeiras dos bares irregulares que toda noite torturam vizinhos com som alto. Pobre Apal. Pobre Oir. Pobre Lisarb.
    “Pra frente, Brasil!”

    • O Churrasquinho do Guimarães é o melhor churrasquinho da zona sul e de Santa Teresa a anos. Não é só um comércio, mas sim um ponto de encontro entre artistas e todo tipo de gente que procura boa comida e um ambiente legal pra comer e beber. Uma lástima, este pequeno comércio traz vida inteligente e na minha opinião, nunca vi a rua emporcalhada como diz no texto da reportagem que soa demasiadamente elitista. Bem pelo contrário, no final do espediente eles recolhem todo tipo de lixo deixado pelos consumidores e pessoas que deixam lixo de outros lugares.
      Não estão tirando só um pequeno comércio informal, mas sim o trabalho honesto e competente de uma uma família.

  10. Deixar claro uma vez que o funcionamento desse comércio é ilegal era suficiente para se ter a reclamação. O uso de qualitativos inúmeros deixou o texto tendencioso e elitista. Monmartre carioca? Pelo amor de Deus… Um pouco menos seria pertinente. Não concordo com esse ocupação do espaço público, visto que promove diversos fatores. Mas a matéria está exalando ódio ao pobre/trabalhador. Chega a ser violenta, desejando que a guarda apreendesse o material de trabalho da pessoa que pode vir a legalizar seu serviço e se instalar em outro local, mais propício. Deveriam rever esse texto. Absurdo…

  11. Sr. João Carlos, quem disse que esse vendedor é honesto? Como você sabe?

    Não temos como saber se é ou não.

    Muitos vendem mercadoria mal conservada e adulterada nas ruas. Isso nós sempre ficamos sabendo.

    Muitos já teriam condições de se formalizar, mas preferem manter o negócio na clandestinidade para não prestarem contas. Por isso há a necessidade de fiscalizar.

    Fiscalização e ordenamento urbano são necessários em toda a cidade.

    • Pois é, e muitos(maioria) roubam luz, água, jogam esgoto na galeria pluvial e por aí vai, tem gente defendendo camelô e nem sabe de nada, compram barulho de pessoas que vivem à margem da lei, que são capazes de tudo, até de enfiar uma faca na sua garganta se vc discutir com ela, a prefeitura está de parabéns em acabar com essa imundice.

  12. Não querem ser legalizados. Além, disso prejudicam o comércio local que paga impostos e tem que seguir um monte de exigências. Sim, então trabalhando e ganhando seu dinheiro ao invés de estarem cometendo crimes violentos. Mas, deveriam se instalar em locais distantes de onde já tem comércio de alimentos legalizados. Da forma como está é desleal e injusto com quem tem um monte de obrigações perante os órgãos públicos.

  13. Acho que antes de vocês ficarem denunciando trabalhador honesto, porque vocês não intermediam uma forma deles serem legalizados ? Pq eu acho que é muito fácil cheirar o cu da guarda municipal opressora do trabalhador só pra ter notícia do que fazer o bem pra alguém l coisa de gente medíocre denunciar trabalhador que tá correndo atrás do seu ganha pão

    • Tbm acho ! Chega orienta e ver os trâmites para legalizar ! A reportagem é cruel em dizer ! Uma enorme barraca ! Barraca normal ! Parada comprada tanto pelo dono do restaurante e alguns pauzinhos mexidos ! Pura sacanagem! E tem mais eles estão no churrasquinho a anos ali ! Não vem com essa falando de serem ilegais ! Tudo muito limpo e fresquinho ! Pura sacanagem isso tudo !

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui