Guarda Municipal apreende 180 caranguejos que seriam vendidos ilegalmente em Niterói

A ação ocorreu no domingo (13/11), enquanto a equipe fazia um patrulhamento de rotina na região

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Guarda Municipal apreende 180 caranguejos em Niterói Divulgação

Agentes da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal apreenderam 180 caranguejos que seriam vendidos ilegalmente em frente ao Mercado São Pedro, no Centro de Niterói. A ação ocorreu no domingo (13/11), enquanto a equipe fazia um patrulhamento de rotina na região.

A Guarda Ambiental informou que vai intensificar o combate à comercialização de caranguejos uça (Ucides Cordatus), em período de defeso, nos arredores do local.

Segundo o subinspetor da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói, Renato Macedo, o defeso é a proibição da pesca enquanto a espécie se reproduz, o que compreende os meses de outubro e novembro, estendendo-se até dezembro quando se trata de fêmeas.

Segundo a portaria do Ibama, N-52, de 30/09/2003, o período de defeso no estado do Rio começa no dia 1 de outubro e segue até 30 de novembro para machos e fêmeas, e de 1 a 31 de dezembro para as fêmeas. Somente animais congelados por inteiro podem ser comercializados, contendo a apresentação da declaração de estoque emitida pelas autoridades competentes.

Advertisement

“Pedimos que a população entre em contato conosco através do número 153 caso alguma irregularidade seja constatada durante esse período,” afirmou Macedo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Guarda Municipal apreende 180 caranguejos que seriam vendidos ilegalmente em Niterói
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui