Com a justificativa de aumentar a segurança dos moradores de Búzios, a prefeitura do município da Região do Lagos anunciou que a Guarda Municipal local – Ronda Ostensiva Municipal Urbana (ROMU) – vai portar teasers de choque, lançadores de bolas de borracha, granadas de luz e de efeito moral, spray de pimenta e gás lacrimogêneo, além de outras armas não letais. O valor investido para o reforço no patrulhamento será na ordem de R$100 mil.
O secretário de Segurança do município, Sérgio Ferreira, também afirmou que irá reativar o Conselho Municipal de Segurança de Búzios. Uma comissão está sendo criada para iniciar as audiências públicas que, segundo ele, vão ter ampla participação popular.
O líder da pasta também disse que a segurança é prioridade do governo e lembra não apenas da criação da Romu mas, também, da implantação da Patrulha Maria da Penha, da ampliação do Centro de Monitoramento e da construção da nova sede da Guarda Municipal. Que as ações para garantir a tranquilidade e a paz no município não param com a entrega dos novos equipamentos.
Um levantamento do Instituto de Segurança Pública de fevereiro de 2021, mostrou que área da 127ª DP (Búzios) teve um salto de 143% no número de registros, passando de sete casos em 2019 para 17 em 2020.