O guarda municipal Anderson de Souza, de 44 anos, conhecido como Musgo, conquistou mais um título mundial de Muaythai na Tailândia, reafirmando seu lugar entre os grandes nomes da modalidade. A vitória foi alcançada no dia 16 de março, na cidade de Pattaya, durante o campeonato promovido pela Muaythai and Muayboran Sports Association (MTBSA).
Com o novo título, Musgo chega ao tetracampeonato mundial, sendo três conquistas na Tailândia, berço do Muaythai. Na edição de 2025, ele venceu dois oponentes: um brasileiro por nocaute e um lituânio por pontos, sagrando-se campeão na categoria Super Pesado (+92kg), mesmo após sofrer uma lesão durante a preparação.
“Durante a preparação, quebrei meu dedo do pé. Isso me impossibilitou de lutar na minha categoria, porque não podia correr. Mesmo assim, não desisti da disputa, continuei treinando apesar da dor, e conquistei o título dos Super Pesados. Acabei de completar 44 anos e lutei contra jovens de 25”, destacou o atleta.
Musgo retornou aos ringues após cogitar a aposentadoria, motivado também pelo trabalho com os alunos do projeto Boa Guarda, da Guarda Municipal do Rio, que oferece aulas gratuitas de Muaythai, Judô, Jiu-jitsu, Capoeira e treinamento funcional no Parque Radical de Deodoro. O projeto atende cerca de 400 pessoas, entre crianças, adultos e pessoas com deficiência de comunidades da região.
“Musgo é uma referência para nós na Guarda Municipal e tem ajudado a mudar a história de muitas pessoas através do Projeto Boa Guarda. A conquista dele é também nossa, dos colegas de trabalho e dos alunos”, afirmou o inspetor geral José Ricardo Soares, comandante da GM-Rio.
Além do trabalho em Deodoro, Musgo também atua como professor no núcleo do Parque de Madureira do projeto Escola de Lutas, da Secretaria Municipal de Esportes, onde cerca de 50 alunos participam das aulas.
“Ser tetracampeão mundial não é pra qualquer um. É gratificante termos o mestre Musgo em nosso quadro de professores e vê-lo representar tão bem o país nas competições”, destacou o secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder.
Com uma trajetória marcada por títulos e dedicação ao esporte, Musgo segue como um dos grandes nomes do Muaythai nacional. Já foi campeão em 2015 e 2018, vice-campeão em 2017 e 2023, e continua frequentando a Tailândia para aprimorar sua técnica, que também é repassada a forças de segurança pública no Brasil. Sua atuação vai além dos ringues, sendo exemplo de superação, disciplina e transformação social através do esporte.