Guarda Municipal utiliza drones para fiscalização do corredor TransBrasil

A nova estratégia de vigilância visa ampliar a fiscalização do uso correto da faixa exclusiva pelos ônibus, garantindo a fluidez do tráfego e a segurança

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) deu início, nesta segunda-feira (26/02), a uma operação de reforço no monitoramento e fiscalização da faixa seletiva da Avenida Brasil destinada ao trânsito dos ônibus do BRT Transbrasil, lançando mão de uma abordagem aérea inovadora. Os guardas municipais que atuam nas passarelas ao longo da via expressa agora contarão com o apoio de drones, operados por guardas habilitados, em quatro trechos estratégicos, para complementar a fiscalização eletrônica realizada pela CET-Rio.

A implementação dessa nova estratégia de vigilância visa ampliar a eficiência na fiscalização do uso correto da faixa exclusiva pelos ônibus, garantindo a fluidez do tráfego e a segurança dos usuários do transporte público e demais condutores. Placas informativas já foram instaladas ao longo da via para alertar os motoristas sobre a introdução dessa modalidade de fiscalização.

Além de auxiliar na detecção de infrações, como o uso indevido da faixa seletiva por veículos não autorizados, os drones também serão empregados para monitorar a movimentação do trânsito e identificar eventuais situações de risco que possam comprometer a segurança viária.

A Guarda Municipal ressalta que a aplicação de multas será considerada como último recurso, sendo priorizada a conscientização dos condutores sobre a importância de respeitar as regras de tráfego para prevenir acidentes e garantir uma circulação mais segura e eficiente nas vias da cidade do Rio de Janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Guarda Municipal utiliza drones para fiscalização do corredor TransBrasil

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui