Guarda-vidas ministram treinamento de prevenção de afogamento para alunos do projeto Geração UPP

Mais de 40 jovens de comunidades cariocas participaram de ação realizada na Barra da Tijuca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A manhã da última quinta-feira foi de muito aprendizado para os alunos do projeto social Geração UPP. Através de uma parceria entre Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, os jovens atendidos pela ação passaram o dia participando de oficinas de primeiros-socorros e prevenção a afogamentos, ministrados por guarda-vidas do 2º Grupamento Marítimo, na Praia da Barra.

A ação articulada pela Legião da Boa Vontade e Super Rádio Brasil AM 940 em parceria com Bombeiros e Polícia Militar ofereceu três oficinas: identificação de bandeiras de sinalização de risco, reconhecimento de correntes de retorno e como sair dessas correntes. Além das instruções, os jovens também participaram de atividades recreativas no mar e na areia, sob a supervisão dos guarda-vidas.

“Os guarda-vidas ensinaram que a bandeira verde indica baixo risco, apropriado ao banho de mar; amarela, para médio risco, indicando atenção; vermelha, que marca os pontos com altos riscos de afogamento e onde o banho é totalmente contra-indicado; e a roxa, que indica a presença de animais marinhos, incluindo águas-vivas”, detalhou a porta-voz dos Bombeiros major BM Ana Carolina. “Nossa meta agora é que eles propaguem o que aprenderam aqui para os ambientes onde moram e estudam para que tenhamos menos ocorrências possíveis na orla do nosso Estado”.

Participaram da ação atletas das comunidades do Complexo do Alemão, Complexo do Lins e Vidigal. Criado em 2009, o Geração UPP é referência no ensino de lutas a jovens de comunidades carentes através de policiais militares graduados no tatame. Atualmente a equipe se prepara para representar o Rio no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu da CBJJ, marcado para abril em Barueri-SP.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Guarda-vidas ministram treinamento de prevenção de afogamento para alunos do projeto Geração UPP
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui