Guardas municipais da 1ª Inspetoria (Centro) apreenderam cinco armas de gel, conhecidas como blasters, nesta sexta-feira (27/12), na Rua Buenos Aires, no Centro do Rio. Os produtos estavam sendo vendidos por um ambulante, que fugiu com a aproximação da equipe.
Além das armas, os agentes apreenderam também um óculos de proteção, 14 sacos de munição e meia garrafa pet com munições avulsas. O material apreendido será encaminhado para o depósito da Prefeitura do Rio.
Nas duas ultimas semanas, equipes do Grupamento de Operações Especiais (GOE) também apreenderam quatro blasters que estavam sendo vendidos por ambulantes no Centro do Rio e na Tijuca, na Zona Norte. Um ambulante chegou a ser detido e conduzido para delegacia durante as abordagens.
Tendência perigosa
Moda da vez, as armas de gel estão à venda em grandes polos de comércio popular do Rio. Não é difícil encontrar variações do produto, inclusive acessórios, como a munição de gel e óculos de proteção. A metralhadora automática de gel M4-16 é a mais procurada.
As armas gel são inspiradas em jogos de combate do universo do videogame, como Call of Duty e Fortnite. Mas nas ruas do Rio jovens simulam confrontos: eles se vestem com roupas de tons escuros e andam em grupo, a pé e ou em motos, como mostram vídeos que circulam na internet
À exceção do óculos, as armas e munições deveriam mesmo ser apreendidos. Mas o óculos, o que justifica?