Guardas municipais poderão integrar a nova Força Municipal de Segurança no Rio

Guardas municipais do Rio de Janeiro poderão participar do processo seletivo para integrar a Força Municipal de Segurança, que será armada. A proposta, acordada entre o prefeito Eduardo Paes e vereadores, tramita na Câmara Municipal.

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Foto: Robert Gomes

Os guardas municipais do Rio de Janeiro poderão participar do processo seletivo para compor a Força Municipal de Segurança, nova unidade de policiamento armado que está sendo proposta pela Prefeitura. A medida foi acordada nesta terça-feira (25/02), durante um encontro entre o prefeito Eduardo Paes (PSD) e vereadores da cidade. As informações são de Vítor d’Avila/Tempo Real.

PUBLICIDADE

A inclusão dos guardas na força de segurança foi uma sugestão dos parlamentares, aceita por Paes, e será formalizada por meio de uma emenda ao projeto de lei que tramita na Câmara Municipal. Inicialmente, a seleção seria voltada apenas para militares egressos do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio (CPOR).

O vereador Pedro Duarte (Novo) propôs ainda que a Prefeitura disponibilize um seguro de vida para os agentes da nova força, garantindo maior segurança para os profissionais e seus familiares. “É importante que os agentes tenham a confiança de que suas famílias não ficarão desamparadas”, destacou.

Durante o encontro, Paes também apresentou outros projetos encaminhados à Câmara, incluindo a criação da Força Municipal de Segurança, os novos programas “mais valia” e “mais valerá”, além de um pedido de autorização para contratar até R$ 6 bilhões em empréstimos.

O projeto segue em tramitação e, caso aprovado, poderá ampliar o papel da Guarda Municipal do Rio na segurança pública da cidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Guardas municipais poderão integrar a nova Força Municipal de Segurança no Rioddr newsletter Guardas municipais poderão integrar a nova Força Municipal de Segurança no Rio
PUBLICIDADE

6 COMENTÁRIOS

  1. É totalmente inconstitucional esse projeto, o STF essa semana que passou proibiu as prefeituras de todo o Brasil de legislar em segurança pública e se manter apenas no ART 144 da CF, é um absurdo que a imprensa, MP, TJ ou outra entidade não o questione sobre essa a aberração. Não tem respaldo jurídico, não tem lei que crie, resumindo não tem nada, se passar na câmara dos vereadores vai ser uma vergonha para o RJ.

  2. Está tal força de segurança municipal nada mas é que uma jogada de marketing política do prefeito do rio , o que ele que é mídia para sua candidatura a governador .
    Qualquer um que leia a constituição no artigo 144 sabe que tal força não tem respaldo jurídico.
    Será que ele retirou está ideia da Venezuela?

  3. Boa tarde ….. como encontrar lógica em soluções apresentadas por nossos governantes…a lógica explica …. pois só existe criação de Nova guarda por existir salário justo e porte de arma …. afinal para cumprir inúmeras atribuições temos a guarda municipal que recebe um salário miserável… e quando se trata de benefícios atrativos é melhor agregar os nossos do sistema que preparar os já existentes e respeitados guardas municipais …a cada um deles meu respeito e solidariedade … humildemente gari …comlurb …

  4. Desnecessário criar uma “nova” guarda , se já temos uma , com profissionais capacitados . É só uma questão de aprimoramento e qualificação, para atuarem armados !

  5. Ridículo! Ter que fazer prova para fazer uma função a qual a lei já determina que as Guardas façam. Tudo errado! Esse prefeito não sabe nada de segurança. É só seguir o baile e fazer o que outros prefeitos estão fazendo, que é treinar e armar a sua Guarda.

  6. Não tem que haver dois órgãos de segurança, um para BRT e outro para bens e serviços, no município.
    É uma absurdo o que fazem esses políticos!
    É incrível que não se tenha resistência e questionamento nem por parte da oposição e nem mesmo pelos meios da Imprensa.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui