Guia gastronômico da Croácia coloca Churrascaria Palace entre os 150 restaurantes mais lendários do mundo

Localizada na Rua Rodolfo Dantas, em Copacabana, a Palace funciona há 71 anos. O sambista e compositor Moacyr Luz é um dos seus assíduos frequentadores

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Google Maps

Agraciada com uma placa condecorativa pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), no final de 2022, como um dos restaurantes mais representativos da cidade, a Churrascaria Palace conseguiu um novo e honorável feito. A casa, que é uma das grandes atrações de Copacabana há 71 anos, foi incluída na lista dos 150 restaurantes mais emblemáticos do mundo. A seleção foi realizada pelos organizadores do TasteAtlas, da Croácia, um dos guias gastronômicos mais renomados do exterior.

Na seleta lista, a Churrascaria Palace ocupa a 74ª posição, ficando à frente de outros restaurantes brasileiros, como o Yemanjá, em Salvador (BA), que ocupa o 101º lugar, e os paulistanos Mocotó e Bolinha, que figuram na 111ª e 126ª posições, respectivamente. A lista da TasteAtlas privilegia “restaurantes que resistiram ao teste do tempo, evitando truques da moda em favor da cozinha tradicional e de alta qualidade” – caso da Palace.

“Acompanhava o TasteAtlas, mas não tinha a dimensão da força que ele tem. E uma distinção vinda de fora é ainda mais importante, porque mostra que não teve nenhuma interferência nossa. Eles nos visitaram e acharam que tínhamos algo de especial “, disse Antonio Saraiva, sócio-diretor da churrascaria ao jornal O Globo.

O pai de Antonio, hoje com 84 anos, veio de Portugal com 19 anos, tendo começado a trabalhar na Churrascaria Palace, em 1962. O intrépido português passou por diversos cargos na Palace até comprá-la, sem esquecer, no entanto, de iniciar o seu rebento no negócio, o qual começou a frequentar aos 5 anos de idade.

Advertisement

Hoje, é Antonio Saraiva quem está à frente do lendário negócio.  Mesmo idoso, o pai dele não sossega: “[Ele] tem tanto amor pela Palace que, aos 84 anos, ainda faz questão de bater ponto na casa”, disse o felizardo herdeiro do nome do pai e da churrascaria, que tem entre os seus trunfos o atendimento afetuoso e opções gastronômicas, como: picanha borboleta, carnes de caça – búfalo, codorna, picanha de pato e avestruz -, e paleta de cordeiro ao Douro. O bufê por pessoa sai a R$ 215 e oferece antepastos elaborados pelo chef Ronaldo Canha, além de aperitivos como ostras frescas e frutos do mar.

Muitos são os famosos que frequentam o lugar. Entre eles está o compositor e sambista Moacyr Luz, que chegou a compor uma música para a Palace. Para Luz, a churrascaria tem vários atrativos, sendo um deles a alta qualidade de tudo o que é servido aos clientes.

“Sei que lá tudo é de primeira categoria, diferenciadíssimo, o que se reflete na comida. Não tem o clima apressado de churrascaria, a trilha sonora é de bossa nova, a cara do Rio. E me sinto em casa. Tinha até uma mesa com meu nome lá, é muita moral”, brincou o compositor.

Até mesmo chefs de outras casas prestigiam a Palace, caso de Elia Schramm, do Babbo; e Rafa Costa e Silva, do Lasai. Sinal de que a boa gastronomia ultrapassa a lógica competitiva do mercado e as fronteiras territoriais.

Informações: 55 (21) 2541-5898 ; WhatsApp: (21) 2541-5898 / contato@churrascariapalace.com.br.

  • A Churrascaria fica na Rua Rodolfo Dantas, nº 16, em Copacabana.

As informações são do jornal O Globo. As imagens foram retiradas do site da Churrascaria Palace.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Guia gastronômico da Croácia coloca Churrascaria Palace entre os 150 restaurantes mais lendários do mundo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui