Foto: Guilherme Fonseca

Os distritos de Portela e Três Irmãos, no Noroeste Fluminense, estão separados pelo Rio Paraíba do Sul. Portela, é distrito de Itaocara e Três Irmãos, de Cambuci. As duas localidades eram conectadas por uma antiga passarela, que de acordo com moradores, foi levada durante a grande inundação de 1979, que atingiu dramaticamente diversas cidades da região.

Chega-se a Portela pela RJ-158 e a Três Irmãos pela RJ-194. Ambas não são pavimentadas totalmente. A RJ-194 apenas em um trecho pequeno, próximo a Cambuci.

Visitei recentemente os dois distritos, ouvi o depoimento dos moradores e lideranças comunitárias e políticas. Também pude assistir uma travessia, de uma professora municipal que vinha de Cambuci e seguia para Portela. De acordo com informações do gabinete da vereadora Wanessa Gonzaga, de Itaocara, atualmente são 37 alunos e 10 servidores da educação que residem em Três Irmãos e trabalham em Portela.

A ligação entre os dois distritos é realizada, diariamente, por pequenos barcos a motor. A viagem leva em média de 3 a 4 minutos. Crianças, idosos, servidores públicos, trabalhadores e população em geral, fazem diariamente a travessia de aproximadamente 200 metros, sobre o Rio Paraíba do Sul.

A região é bonita, os distritos também. Algumas construções antigas preservadas, ruas arborizadas. Em Três Irmãos, os trilhos da rede ferroviária continuam lá e a estação também. Já Portela é um polo moveleiro, com várias indústrias instaladas, gerando empregos e renda para a população do interior.

A construção de uma ponte rodoviária ligando os dois perímetros urbanos de Três Irmãos e Portela é um investimento estratégico que beneficiaria o desenvolvimento urbano, social e econômico. E não apenas dos distritos, mas também dos municípios de Itaocara e Cambuci. A alguns quilômetros das sedes dos distritos existe uma ponte rodoviária conectando a RJ-158 à RJ-194. A ponte atende preferencialmente ao tráfego externo, sem nenhuma relação com o perímetro urbano de ambos os distritos e, portanto, não serve aos movimentos diários casa-trabalho das pessoas que vivem e trabalham ali.

Embora ainda não tenha tido nenhum naufrágio ou acidente, o risco que as pessoas correm ao realizar diariamente a travessia num rio com as características do Paraíba do Sul merece atenção. Que deveria tratar da ponte desde já, uma vez que, com o período das chuvas, todos os rios sobem e a velocidade da vazão aumenta, o que certamente coloca em risco a vida de quem precisa fazer esse tipo de travessia.

A melhoria da mobilidade urbana e logística é sempre uma boa estratégia para o fortalecimento econômico. Melhorar e facilitar as conexões, reduzindo a distância nos deslocamentos é fundamental para o bem-estar das pessoas e dos negócios. Cuidar das pessoas e melhorar a segurança na travessia pode salvar vidas. E a ponte sobre o Paraíba pode ser um grande instrumento para se promover o desenvolvimento da região.

2 COMENTÁRIOS

  1. • RIO PARAÍBA – A GRANDE VIA DE NAVEGAÇÃO

    Um tráfico intenso de pessoas que dependem da passagem fluvial de Três Irmãos para Portela e vice-versa, sendo o barco a motor o meio de transporte, o que explica as dificuldades de acesso a outras cidades.
    Falta a boa vontade política dos dois municípios para a construção de uma ponte de ligação para solução deste grave problema, o que consequentemente traria o progresso e o desenvolvimento para os dois distritos. Este é um velho sonho … tão importante para melhoramentos.

    Na parte navegável circularam canoeiros inesquecíveis como Manoelito, Henrique, Lino, Adibe e tantos outros. Também muitos pescadores fizeram história neste rio, onde tiravam sua sobrevivência financeira.
    Tomar banho e nadar no rio Paraíba na praia da Estação era uma constante dos moradores de Portela. Este rio inspira poesias e também tragédias históricas.
    Poluído a cada dia clama por socorro, mas segue o seu caminho de penúria por onde passa doente e chega ao final para cumprir o seu destino: VIRAR MAR …

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui