Na próxima quinta-feira, dia 23 de junho, é comemorado tanto o Dia do Atleta Olímpico quanto o Dia do Esporte Olímpico. Em homenagem aos atletas brasileiros, o Instituto Rio21 analisou dados relacionados ao perfil do Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016, realizados na cidade do Rio.
Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o país já conta com 150 medalhas nas edições de Verão, a maioria de bronze, mas com bons números para as de prata e ouro. Na edição de 2016, o país conseguiu 19 medalhas, com o maior número para o ouro.
A modalidade esportiva que mais levou atletas para os Jogos Olímpicos de 2016 foi o Atletismo, com 13,7% do total de atletas. A Natação e o Futebol vêm logo atrás.
O atleta mais novo a participar defendendo o Brasil em 2016 tinha 16 anos e pesava 30 kg, enquanto o mais velho tinha 54 anos e pesava 160 kg. Os atletas tinham 27.4 anos de idade e pesavam pouco mais de 72 kg, em média.
Os dados foram organizados pelo Kaggle e acessados através da Base dos Dados. A base oferece dados desde a primeira edição das Olimpíadas até a edição de 2016. As informações sobre o número de medalhas foram retiradas do próprio site do Comitê Olímpico do Brasil.
O Brasil sempre tem participações importantes nos Jogos Olímpicos e os atletas, a cada edição, mostram a força do país nos esportes. Muitas vezes sem qualquer tipo de investimento ou incentivo, vários atletas apresentam desempenhos impecáveis e representam o Brasil mundo afora de forma exemplar.
Evento de triste memória.
Inventado pelo Amigo de Todos, Melhor amigo e e Nervosinho.
Tudo que pode ser roubado, foi roubado.
Fui contra antes durante e continua contra depois.