Dias atrás, vídeos de ressacas em praias do Rio de Janeiro se espalharam pela Internet. Não é de hoje que nossa cidade sofre com esses eventos climáticos. Há quase 100 anos, o bairro de Copacabana teve ressaca que ficou conhecida como “os caprichos do mar”.
Nos anos 1920, a divisa entre o mar e a pista da orla de Copacabana era uma muralha de pedras. Em meio à ressaca de 1925, parte desse muro foi destruído pelas ondas.
Uma reportagem publicada no jornal O Globo relata que mais de 50 metros da Avenida Atlântica foram afetados pela força do mar que tomou as ruas.
O texto do jornal destaca que “por mais que o homem não espere pelas agitações marítimas, o mar ‘se manifesta como melhor apraz, independente do tempo ou da época do ano'”.
O acontecimento teve tamanha repercussão que muitas pessoas foram até Copacabana para ver os estragos provocados pela forte ressaca. Como mostra a foto (feita por Augusto Malta) acima.
Aqui, no DIÁRIO DO RIO, já contamos a história da considerada a pior ressaca da história da cidade. Em 1913, ondas de mais de 10 metros tomaram as ruas do Flamengo, Catete e outros bairros vizinhos.
Isso se deu em uma época que o banho de mar ainda não era tão popular na cidade. Mas essa história do banho de mar, contaremos outro dia.