Há quase 100 anos, Copacabana teve ressaca que ficou conhecida como ‘os caprichos do mar’

Em 1925, o bairro sentiu os danos do episódio histórico

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Dias atrás, vídeos de ressacas em praias do Rio de Janeiro se espalharam pela Internet. Não é de hoje que nossa cidade sofre com esses eventos climáticos. Há quase 100 anos, o bairro de Copacabana teve ressaca que ficou conhecida como “os caprichos do mar”.

Nos anos 1920, a divisa entre o mar e a pista da orla de Copacabana era uma muralha de pedras. Em meio à ressaca de 1925, parte desse muro foi destruído pelas ondas.

Uma reportagem publicada no jornal O Globo relata que mais de 50 metros da Avenida Atlântica foram afetados pela força do mar que tomou as ruas.

O texto do jornal destaca que “por mais que o homem não espere pelas agitações marítimas, o mar ‘se manifesta como melhor apraz, independente do tempo ou da época do ano'”.

Advertisement
Pessoas observando os estragos da ressaca da noite anterior nas proximidades do Copacabana Palace em fotografia de Augusto Malta em Há quase 100 anos, Copacabana teve ressaca que ficou conhecida como 'os caprichos do mar'

O acontecimento teve tamanha repercussão que muitas pessoas foram até Copacabana para ver os estragos provocados pela forte ressaca. Como mostra a foto (feita por Augusto Malta) acima.

Aqui, no DIÁRIO DO RIO, já contamos a história da considerada a pior ressaca da história da cidade. Em 1913, ondas de mais de 10 metros tomaram as ruas do Flamengo, Catete e outros bairros vizinhos.

Isso se deu em uma época que o banho de mar ainda não era tão popular na cidade. Mas essa história do banho de mar, contaremos outro dia.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Há quase 100 anos, Copacabana teve ressaca que ficou conhecida como 'os caprichos do mar'
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui