A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu na sexta-feira (10) todas as pomadas modeladoras de tranças. A determinação aconteceu após pessoas relatarem problemas na córnea após usar o produto. A partir da proibição, determinada por portaria, nenhum lote das pomadas poderá ser comercializado.
De acordo com o hair stylist Adriano Gonçalves, essa determinação aconteceu porque o produto pode ser prejudicial para os olhos e até mesmo para a pele. Ele causa irritação, e pode se manifestar com coceiras. Essas pomadas podem ser prejudiciais, inclusive, para pessoas que têm alergia à alguma de suas composições.
“Minha indicação e que, sempre ao usar algum produto no cabelo, seja verificada a composição dele. É importante saber se ele tem na composição algo que seja prejudicial para a sua saúde, como no caso de pessoas alérgicas. A decisão da Anvisa foi correta, pois, como houve casos de problemas de visão causados pelas pomadas, o melhor a se fazer nesse momento é identificar o componente que resultou nisso e evitar novos casos”, comentou.
Ainda segundo recomendação da Anvisa, consumidores e salões de beleza que já possuam os itens em estoque devem deixar de utilizá-lo. O órgão aconselhou também que os consumidores que tenham o produto em casa, deixe de fazer o uso. Adriano reforça as dicas dadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
“Se você fez o uso recente dessas pomadas, meu conselho é que lave os cabelos cuidadosamente, com a cabeça inclinada para trás, para retirar os resíduos dos fios. Evite que caia a água nos olhos. Caso isso aconteça, lave os olhos com água abundante. Se a irritação persistir, procurar um profissional da saúde”, concluiu.