Faz um tempo que a Clarisse, mulher do Claude Troisgros, descobriu “a tarta de queso basco de uma moça que faz na cozinha da casa dela”. Provou, adorou e encomendou a espécie de cheesecake para o aniversário do marido. Ele comeu, desmanchou-se de prazer e postou um vídeo no Instagram.
Pronto, a torta da Thábata ficou famosa e virou até capa de revista. Assim, meio pá-pum! O sucesso foi tanto que o produto ganhou escala com vendas pela internet e recentemente virou loja no Shopping da Gávea.
Para entender o motivo da explosão, basta comer o doce – que nem é tão doce. O cheesecake espanhol pouco tem a ver com o americano, é muito mais leve. Mais elegante.
A receita é simples, com quatro ingredientes básicos: cream cheese, nata, ovos e açúcar. A versão Da Thábata não leva farinha. E o segredo para ficar incrível é a temperatura alta do forno (perto de 300°C), que precisa de calor vindo de cima para a formação da crosta que nos encanta, logo de cara. Outra diferença em relação ao cheesecake americano é a ausência da massa de biscoito e da calda. O famoso menos é mais.
A agora confeiteira Thabata Tubino é, originalmente, uma atriz e produtora gaúcha, conhecida pelos amigos como aquela que faz coisas deliciosas para presenteá-los. A torta dela nasceu desse comportamento, durante a pandemia. Uma amiga confinada estava triste de marré-marré, quando a Thabata resolveu presenteá-la com o doce que aprendera numa viagem à Madri.
A tarta de queso, que nasceu no País Basco, estava no cardápio do lugar onde ela terminava mais uma das noites madrilenhas, regadas a vermute e tapas. A brasileira comeu e enlouqueceu.
“Eu precisava daquela receita. A cozinha estava fechando, mas pedi licença e entrei. Disse que no Brasil não tinha igual e o cozinheiro começou a falar. Aí, precisei me virar para anotar tudo no celular”, conta a doceira.
No final das contas, não faltou nada. Até a maneira como colocar o papel para assar no forno está aqui. Ele, aliás, fica charmosamente chamuscado e é um toque a mais na apresentação da torta. Tanto inteira como em pedaços, ela é absolutamente encantadora – e irresistível. Ainda não conheci quem não tenha gostado. Vai na minha que você vai na boa.
Serviço
Da Thábata
Rua Marques de São Vicente, 52, Gávea.
Tel.: (21) 97497-1991
Halfoun: Da Thábata e a torta que virou a cabeça do Claude Troisgros