Halfoun: Em Búzios, o Rocka é o pé na areia mais gostoso que há

O Rocka Beach Lounge é lindo, descolado e, principalmente, tem comida magnífica, feita por um craque realmente criativo, Gustavo Rinkevich

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Como boa parte dos restaurantes pé na areia, o Rocka Beach Lounge, do chef Gustavo Rinkevich (um dos grandes craques da nossa cozinha hoje) começou quase como um quiosque. Mas isso tem uns dez anos. Agora, o lugar no canto mais gostoso da Praia Brava virou um tipo de beach club com a melhor comida do balneário. Estou falando de uma cozinha fresca (é a família do Gustavo que cultiva os vegetais) e muito criativa, feita com técnica de quem entende do riscado.

No final das contas, quem gosta da boa mesa vem para o Rocka e vive momentos memoráveis, desses que a gente quer repetir, repetir, repetir.

Eu prefiro ir ao restaurante durante a noite, quando não tem agito na areia. De dentro do salão todo em madeira, num estilo casa de pescador (bem praiano), vemos o mar e a lua lançando a sua luz sobre ele. O ambiente é inteiro cercado de janelas grandes, que ficam sempre abertas e deixam entrar não só a brisa, como o som dela e também o do remelexo das ondas.

Aí, é começar com um bom espumante para mergulhar nos crudos do Gustavo e na charcutaria marinha que ele faz por ali. Depois, só para facilitar, um Chardonnay vai bem com a maioria dos pratos.

banner amarelo 2 Halfoun: Em Búzios, o Rocka é o pé na areia mais gostoso que há

Da cozinha do Gustavo saem assados, grelhados coisas feitas na brasa. Sempre com uma composição de sabores surpreendente e, na maioria das vezes, confortável. O pensamento de cozinha do cara é diverso. Só para dar um exemplo, há dois clássicos no Rocka: o carpaccio de polvo com aioli de maçã verde e vinagrete de aipo, e o peixe em crosta de ervas com risoto de cogumelos. O cozinheiro, no entanto, vai além.

Muito do que sabe, ele aprendeu sozinho, a partir da influência da família. A avó é turca e o avô é polonês; a mãe é espanhola e o pai é argentino. Sacou?

Gustavo cresceu na Patagônia, foi cozinhar na Europa até que chegou à Búzios trazido por um amigo. Daqui parece não sair mais, uma vez que é hoje é o tipo do cara-local que conhece bem os pescadores e recebe deles iguarias como mexilhões e ouriços, que saem das pedras que vemos do Rocka.

Quando estiver em Búzios ou quiser dar um tiro até lá, fica de olho no calendário lunar. Explico: todo mês, o Gustavo costuma fazer o jantar da lua cheia, quando o espetáculo por aqui fica ainda mais fascinante. Vai na minha que você vai na boa.

Serviço
Rocka Beach Lounge
Rua Praia Brava, 13, Praia Brava, Búzios
RJ. Tel.: (22) 2623-6159
www.rockafish.com.br 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Halfoun: Em Búzios, o Rocka é o pé na areia mais gostoso que há
Robert Halfoun é jornalista, publicitário e amante da boa mesa. Depois de anos na Editora Abril, relançou com grande sucesso a Revista Domingo, no Jornal do Brasil, onde também atuou como Diretor Executivo. Então, dirigiu a Revista Gula, na época de sua maior circulação, até que, há oito anos, lançou a plataforma Sabor.club, com revista, site e o clube de assinaturas Sabor Clube. É também autor do livro Histórias da Gastronomia Brasileira, lançado em parceria com Ricardo “alô alô” Amaral.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui