Sabe solzinho de inverno? Aquele morninho, fácil de se entregar? Pois bem, ele é o motivo pelo qual eu vou sugerir que você vá… à praia! Mais especificamente para o La Carioca En La Playa, o quiosque com jeitinho de restaurante, na praia do Leblon.
Embora ele seja a versão mais jovem da primeira cevicheria do Rio, com endereços badalados no Jardim Botânico e em Ipanema (que também merecem ser visitados), o lugarzinho encharcado de maresia, com mesas rústicas e, atenção, cadeiras confortáveis, é o mais gostoso de todos.
Eu sou desses que adora praia, verão…, mas, vamos combinar, há horas que o calor senegalês do Rio cansa um pouco. E realmente dá vontade de ir comer no ar-condicionado.
Nesta época do ano, no entanto, com temperaturas inferiores a 30ºC, o vento fresco e as lambidas de sol que tomam o La Carioca caem tão bem quanto uma caipirinha de pisco com frutas da época (agora é tempo de carambola, caqui, caju e tangerina). Assim como os pratos criativos que são servidos aqui. Se a inspiração peruana, a essência do lugar, já nos tira do lugar comum, imagina quando ganha toques especiais, dos tiraditos aos quinotos (risotos de quinoa).
Está aqui, aliás, mais um motivo para usar o clima mais ameno e mergulhar sem medo em composições inesperadas que podem ficar indigestas quando os dias fervem. Que tal uma feijoada limeña (com feijão branco, frutos do mar em pimenta e leite de coco)? Ou uma parihuela (sopa de frutos do mar, muito consumida no Peru)?
Na verdade, daria para passar o dia sugerindo pratos, uma vez que o cardápio é bem extenso. Obrigatório mesmo são os bolinhos de ceviche e o arroz em conserva de limão e camarões salteados no óleo de gergelim (coisa fina, pode apostar). E, logo ao chegar, tomar um shot de leche de tigre (suco de limão, cebola roxa, coentro e pimenta peruana), para acordar o apetite. O caldinho, vale dizer, é o que dá vida ao ceviche, cozinhando o peixe cru com acidez. No Peru, as receitas são passadas de pai para filho, uma instituição nacional.
Certa vez, o grande chef peruano Gastón Acurio lamentou-se comigo ao falar do tanto de ceviches fajutos que ele encontra mundo a fora. Por que? “Não há tantos peruanos espalhados por aí e só quem cresceu tomando leche de tigre sabe, realmente, fazer um.”
Olha, Gastón, o daqui é ótimo e, posso garantir, o coração da culinária tão rica do seu país, definitivamente, passa pela praia do Leblon. Vai na minha que você vai na boa.
Serviço
La Carioca em La Playa
Av. Delfim Moreira, na altura do número 117, Posto 11, Leblon
Quarta e quinta, das 13h às 20h; sexta, sábado e domingo, das 11h às 23h.