O atual vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos), receberá, nesta quinta-feira (10/11), a Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pelo Governo do Rio de Janeiro. A cerimônia de entrega acontecerá no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), na região central da capital fluminense.
A ideia de homenagear Mourão, que a partir de 2023 ingressará no Congresso Nacional após ser eleito senador pelo Rio Grande do Sul, partiu do deputado estadual Léo Vieira (PSC), que será o anfitrião do evento.
”Entregar a Medalha Tiradentes ao general Mourão é reconhecer os grandes serviços prestados ao Brasil, como militar e na vice-presidência da República. É uma honra prestigiar um cidadão defensor de causas nobres para as famílias e que orgulha a nossa pátria”, diz Léo.
Vale ressaltar que, além dos próprios parlamentares que compõem a Alerj, a cerimônia da entrega da medalha a Mourão contará também com membros dos poderes Executivo e Judiciário do RJ.
Cada governo e parlamentar, a seu tempo, época e realidade político-social, pode também entregar medalhas e honrarias as pessoas que julgam merecer. Se foi feita, como tantas outras, a devida solicitação e esta foi aprovada pelo voto dos seus pares, será feito. Democracia é isto, correto? Qualquer comparação a ser feita é desmerecer o homenageado.
Seguindo nossa tradição de dar essa medalha para milicianos como Adriano da Nóbrega, Jairinho e outros mais.
O que Mourão fez pelo o RJ?
Uma pena que não ficou pelo Rio.