Hamilton Vasconcelos: A alma carioca e o coronavírus

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Relógio do Largo da Carioca - Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

O coronavírus atingiu em cheio o jeito carioca de ser. Isto não é pouco, afinal, se existe algo que o carioca se orgulha, é de sua reconhecida maneira de viver. Do modo como leva a vida, resolve seus problemas e principalmente, se relaciona. Não há “estrangeiro” que passe por essa terra que não se sinta em casa. Pessoas que nem tinham o hábito, acabam abraçando um estranho como se fosse um amigo. Alguns gostam tanto, tanto, dessa gente carioca, que se apaixonam e acabam ficando por aqui, adotando o Rio em seus corações e como lar.

Bem, vale lembrar como é o carioca, seja ele da Zona Sul ou da Norte, Centro ou da Oeste. Há variações? Sim, com certeza, porém, não na essência. O fato é que esse indivíduo, esse ser que encanta o mundo, possui uma maneira bem aconchegante de se relacionar. Quando sai para buscar um simples pão na padaria, ou para tomar seu café na lanchonete da esquina, ele brinca com o porteiro de seu prédio, troca uma prosa com o jornaleiro, cumprimenta o guarda de trânsito ou o verdinho da Cet-Rio, a senhorinha que passa sempre no mesmo horário, o ambulante que o chama de doutor, o gari que cuida da sua rua…. Quando chega ao seu destino ele já abraçou alguns amigos, apertou as mãos de outro tanto, deu dois beijinhos nas amigas, e convidou a galera toda com aquela tradicional frase: “passa lá em casa”.

Assim, é do carioca falar, sorrir, brincar, agradecer, ajudar, interagir…, coisas que esse vírus parece não gostar. Pelo COVDID-19 já não se pode mais dar dois beijinhos, abraçar ou apertar as mãos dos amigos. Quem quiser falar deve estar à uma boa distância. Assistir ao por do sol com a turma também não está recomendado, o café ou a boa conversa em uma mesa de bar ficou fora da programação. O passeio na praça ou no parque ficou complicado. Ao que parece, o forte deste tal coronavírus é o isolamento.

Entretanto, não tenho dúvidas, o carioca não irá mudar. Dará, sim, um tempo e um novo trato em seus modos. A alma e o jeito carioca de ser, porém, permanecerão. Este é um povo que sabe respeitar as diferenças, que mantém como melhor amigo alguém que torce pelo clube rival e que mesmo após uma acalorada discussão sobre futebol, acaba confraternizando numa roda de samba, ou outra diversão de sua preferência. Ele vai, com certeza, com a paciência e sua alma carioca, esperar a maré baixar, o vírus ser vencido e voltar para as ruas, praças, parques, praias, shoppings, teatros, cinemas… da cidade mais maravilhosa do mundo. Terá novo jeito? Novos hábitos? Sim, entretanto, jamais perderá o jeito carioca de ser. Continuará sendo este povo acolhedor, alegre, festivo e encantador. Para todos deixo um grande abraço, bem apertado. Em breve estaremos juntos novamente nas ruas, nas prças, nas praias… Até lá.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Hamilton Vasconcelos: A alma carioca e o coronavírus
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui