Handebol de praia vira febre em Maricá, e novo núcleo é aberto na cidade

Na estreia das aulas no novo espaço, localizado em Itaipuaçu, estudantes da Escola Municipal Professor Ataliba de Macedo Domingues conheceram a modalidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Treino de handebol de praia em Maricá - Foto: Leonardo Fonseca

Conhecida como ”Capital Nacional do Handebol de Praia”, Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, deu mais um passo para incentivar a prática da modalidade na cidade.

Na última quinta-feira (29/02), crianças e adolescentes de 11 a 16 anos começaram aulas gratuitas no núcleo de iniciação ao referido esporte, na região do Barroco, em Itaipuaçu.

Trata-se do segundo núcleo aberto no município. O primeiro foi na Barra, que já está funcionando. Paralelamente, outros três serão inaugurados em breve: Flamengo (06/03), Parque Nanci (08/03) e Orla do Marine (13/03). As inscrições podem ser feitas a partir dessas datas em cada espaço.

Na estreia das aulas no Barroco, estudantes da Escola Municipal Professor Ataliba de Macedo Domingues conheceram a modalidade.

Advertisement

João Luciano, de 11 anos, é um dos alunos do núcleo de iniciação em Itaipuaçu. Ele, que já praticou handebol de quadra, estava bastante animado para ter o primeiro contato com a modalidade na areia

”O handebol é um amor na minha vida, não sei nem explicar. Me sinto muito feliz de ter a oportunidade de fazer esse esporte novamente. Achei mais confortável jogar o de praia, devido à areia e a estar descalço. Estou animado, me senti muito bem jogando”, contou João.

A mãe do menino, Aline Cortez, afirma que o núcleo de iniciação é importante para estimular o esporte na vida das crianças, além de fazer com que elas saiam de casa e da frente das telas dos celulares.

”Se as aulas fossem pagas, infelizmente, eu não poderia colocar o João. Por isso, assim que soubemos do projeto, fizemos a inscrição. Ele tem um amor grande pelo handebol e já me disse que pensa, futuramente, em ser um atleta da modalidade para participar do time de Maricá”, disse Aline.

O professor Caique Matos, responsável pelas aulas de handebol de praia no Barroco, acredita que os pequenos podem se tornar atletas maricaenses representando a seleção brasileira em competições internas e externas.

”Por ser uma modalidade nova, as crianças têm muita curiosidade. Nós estamos aqui para mostrar como funciona. Eles estão bem animados para treinar e conhecer mais do handebol de praia”, afirmou Caique.

Vale ressaltar que o projeto é uma parceria da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb).

Modalidade olímpica?

O handebol de praia busca ser inserido como modalidade nas Olimpíadas de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028.

Um passo importante para isso será dado em julho deste ano, nos Jogos Olímpicos de Paris, com um torneio de exibição do handebol de praia.

”Estamos tendo a oportunidade de estar como exibição nas Olimpíadas este ano. Então, se torna ainda mais importante as crianças estarem conhecendo essa modalidade que, se tudo der certo, será olímpica”, complementou Caique.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Handebol de praia vira febre em Maricá, e novo núcleo é aberto na cidade
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui