O projeto “Havaianas Praia + Limpa” recolheu mais de 30 quilos de lixo na praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A iniciativa reuniu mais de 70 pessoas de diversas cidades do Brasil. Todo o material reciclável recolhido foi enviado à Cooperativa Coopideal, parceira da marca no Havaianas reCICLO, programa de logística reversa de Havaianas. Além da limpeza, os voluntários também participaram de atividades como aulas de Yoga, rodas de conversa com o time da Worlpackers, entre outras atividades.
Mariana Rhormens, diretora de Marketing de Havaianas Brasil, destacou que, em apenas 30 minutos de ação, os participantes recolheram mais de 3 mil bitucas de cigarro que emporcalhavam as areais de uma das praias mais famosas do Brasil.
“Começamos o ano com o pé direito reunindo um grupo de pessoas super especiais para fazer parte da primeira ação do programa Praia + Limpa. Em 30 minutos de coleta, foram retirados mais de 30 quilos de lixo da Praia de Ipanema. Entre os materiais recolhidos, foram mais de 3 mil bitucas de cigarro, microplásticos e vidro, entre outros itens. Além da limpeza em si, as rodas de conversa realizadas durante a ação conscientizam ainda mais os participantes, que também passam essa mensagem para outras pessoas, virando uma grande corrente do bem”, comemorou Mariana Rhormens.
Os voluntários que não eram do Rio de Janeiro puderam participar trocando habilidades – a limpeza de praia por acomodação através da plataforma da Woldpackers.
“A próxima edição do “Havaianas Praia + Limpa” será realizada em abril, em Florianópolis, e também oferecerá hospedagem para as pessoas que não moram na cidade e querem participar”, completa Rhormens.
Mais informações sobre o programa “Havaianas Praia + Limpa” podem vistas no Link.
Praia + Limpa Ipanema em números
Em trinta minutos de coleta, foram retirados das praias 30,920 kg de resíduos:
Plástico 8,385 kg
Vidro 2,405 kg
Papel 1,870 kg
Metal 2,245 kg
Rejeito 3,770kg
Orgânico 10,050 kg
TetraPack 0,110 kg
Contaminantes 0,135kg
Chinelos 1,5 un
Bitucas de cigarro 3.667 unidades
Apenas para lembrar que aqui no nós falamos guimba de cigarro, bituca é coisa de paulista