O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) ampliou o horário de funcionamento do Banco de Sangue, o HemoINTO, nesta semana, em razão do Dia Nacional do Doador de Sangue (25/11). A ação que visa conscientizar e sensibilizar a população a respeito da importância da doação de sangue e da manutenção dos estoques, se dará entre os dias 21/11 e 25/11, das 8h às 17h.
O INTO é responsável pela realização de mais de 60% de todas as cirurgias ortopédicas de alta e média complexidade na cidade e mais de 50% no estado. Em muitos casos, especialmente nas cirurgias de quadril, coluna e joelho, são necessárias transfusões de sangue. “Atualmente, não temos captado 30 bolsas de sangue por dia, que é a quantidade ideal para manter os estoques em um bom nível. As doações garantem que nossos pacientes recebam as transfusões necessárias durante as cirurgias ortopédicas”, pontua a chefe da Hemoterapia do Instituto, Aline Borchardt.
Onde doar?
Endereço: Avenida Brasil, 500, 1º andar, no bairro de São Cristóvão.
Contato: (21) 2134-5577
Quem pode doar?
A doação de sangue pode ser feita por pessoas que tenham entre 16 a 69 anos de idade, que pesem mais de 50 quilos e apresentem bom estado de saúde. O doador deve portar um documento original de identidade e não pode estar em jejum. Jovens de 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais por meio de formulário próprio do HemoInto.
Recomendações:
- – Vacinados contra a Covid-19 devem esperar sete dias para doar sangue, exceto no caso da Coronavac, para a qual é necessário aguardar apenas 48 horas;
- – Vacinados contra a gripe devem esperar 48 horas para doar sangue;
- – Assintomáticos com teste positivo para Covid-19 podem fazer a doação após 10 dias da realização do teste;
- – Pessoas com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 estão aptas a doar sangue 10 dias depois do desaparecimento dos sintomas;
- – Quem teve contato com uma pessoa que testou positivo para a Covid-19 deve esperar sete dias após o último encontro para doar sangue;
- – Aqueles que fizeram isolamento voluntário ou por determinação médica podem realizar a ação 10 dias após o término do isolamento.
vamos doar, pessoal. todos podemos precisar. ninguém está seguro de que uma bolsa de sangue não nos salve a vida. um pequeno gesto que vale muito.