O Hemorio, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES), enfrenta uma situação crítica em seu banco de sangue. No período de Natal deste ano, registrou-se uma redução de 5% na coleta de bolsas de sangue em comparação ao mesmo período de 2022. E até o momento, cerca de 70 bolsas foram coletadas até as 12h desta quarta-feira (27/12) número significativamente abaixo das 250 bolsas diárias necessárias para manter o estoque em condições ideais.
Com a diminuição no número de doadores nesta época, enquanto a demanda por sangue aumenta, há um risco iminente de escassez de bolsas para distribuição em hospitais públicos, unidades de emergência, maternidades e até mesmo em instituições privadas. Os meses de dezembro e janeiro são historicamente críticos devido às festas e ao período de férias de verão, o que reduz ainda mais o número de doações.
Luiz Amorim, diretor-geral do Hemorio, destaca a importância das doações regulares, mencionando que cada bolsa coletada pode salvar até quatro vidas. Ele apela especialmente aos doadores habituais para que retornem ao Hemorio e incentiva aqueles que desejam doar a participarem, enfatizando a necessidade urgente de reabastecer os estoques.
E para realizar a doação, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar em bom estado de saúde e apresentar um documento de identidade oficial com foto. Menores de 18 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis legais, além de um documento de identidade original desses responsáveis. O modelo de autorização está no site Hemorio.
Não é preciso estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação e não consumir bebidas alcoólicas 12 horas antes do procedimento. O principal hemocentro do Estado do Rio de Janeiro opera todos os dias, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados, localizado na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio.
E para mais informações sobre os pré-requisitos e dúvidas, bem como para encontrar outras 26 unidades de coleta no Estado, os interessados podem contatar o Disque Sangue pelo 0800 282 0708 cujo atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.