Hemorio registra queda de 25% no número de doações e entra em alerta vermelho

Com esse resultado, grandes emergências do Rio de Janeiro podem sentir o impacto em seus atendimentos durante as intercorrências das festas de final de ano

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divugação

O Hemorio acionou o alerta vermelho por falta de doações de sangue durante o mês de setembro. Ao todo, o hemocentro contabilizou cerca de 25% de bolsas a menos coletadas em relação ao mesmo período de 2021, quando o estado do Rio de Janeiro vivia um período crítico de pandemia.

Este é um momento muito crítico para o Hemorio e para o estado. Neste período de mobilização popular em virtude das eleições, é fundamental a participação da população também nesse gesto solidário tão importante que é a doação de sangue. Não podemos deixar nossas unidades de saúde desassistidas a poucos meses das festas de fim de ano”, disse o diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim.

Durante o último mês, o Hemorio registrou queda de 2 mil bolsas de sangue em relação ao mesmo período de 2021. Até o momento, pouco mais de 70 mil doações foram coletadas ao longo de 2022, 5 mil a menos do que no ano anterior. A doação é fundamental para garantir o suporte às principais emergências, maternidades e unidades de saúde do estado do Rio. O atendimento no Hemorio segue normal, com funcionamento de segunda a domingo, incluindo feriados, das 7h às 18h.

Quem pode doar

Advertisement

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar expostos a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, Aids, hepatite e doença de Chagas). Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue. Além disso, quem foi infectado pela Covid-19 pode doar após 30 dias do fim dos sintomas e quem já recebeu a vacina pode doar após sete dias (48h em caso de Coronavac).

Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.

SERVIÇO:
Local: Rua Frei Caneca, 8, Centro do Rio (Hemorio)
Horário: 7h às 18h.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Hemorio registra queda de 25% no número de doações e entra em alerta vermelho
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui