O Hilton Barra Rio de Janeiro, em parceria com a Carvalho Hosken, o Senac e o Instituto Arteiros, acaba de concluir a segunda edição do curso de capacitação em hotelaria, formando 24 jovens em situação de vulnerabilidade social. O projeto, voltado para pessoas de 18 a 24 anos, oferece uma formação completa no setor, com o objetivo de promover oportunidades de inserção no mercado de trabalho para moradores de comunidades periféricas próximas ao Hilton Barra e à área de atuação da construtora.
Dos formandos, 50% são moradores de comunidades ou zonas periféricas, 73% se identificam como pretos ou pardos e 36% como LGBTQIAPN+. A iniciativa já formou mais de 150 jovens desde sua criação, promovendo o desenvolvimento profissional e econômico de pessoas em situação de risco.
Impacto social e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A Escola Carvalho Hosken de Hotelaria tem como objetivo capacitar jovens para o setor hoteleiro, cumprindo três metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU: educação de qualidade, redução das desigualdades e emprego digno e crescimento econômico.
“Há 10 anos, começamos este projeto para dar oportunidades a jovens que poderiam seguir diversos caminhos. É uma satisfação enorme ver essa iniciativa prosperar, especialmente em um momento tão próximo ao G20,” afirmou Tereza Guimarães, diretora de Recursos Humanos Cluster da Hilton, durante a cerimônia de formatura.
O vice-presidente da Carvalho Hosken, Carlos Fernando de Carvalho, destacou a continuidade do legado de seu pai: “Meu pai sempre se dedicou à prosperidade da Barra da Tijuca, e esse projeto, em parceria com o Hilton, está dando propósito à vida de muitos jovens.”
A formação no Hilton Barra
O curso, que segue a metodologia “Aprender Fazendo” do Senac, oferece uma trilha de aprendizado dinâmica com workshops sobre diferentes áreas da hotelaria, como recepção, alimentos e bebidas, governança, finanças e vendas. Ao final da formação, os alunos são certificados e encaminhados para processos seletivos no setor.
Thayssa Dandara, aluna da primeira turma em 2014, hoje trabalha como supervisora de Governança no Hilton Barra. “Essa oportunidade mudou a realidade da minha família, e agora sou um exemplo de perseverança para o meu filho,” conta Thayssa.
Joe Luz, formando da última turma, se prepara para buscar uma oportunidade em cruzeiros. “O curso me abriu muitas portas e agora estou correndo atrás do meu sonho de trabalhar em um cruzeiro. O Hilton foi essencial nessa fase da minha vida.” Joe já é formado em psicologia e possui fluência em inglês, o que amplia ainda mais suas possibilidades de carreira.
Serviço
- Projeto: Escola Carvalho Hosken de Hotelaria
- Local: Hilton Barra Rio de Janeiro
- Parceria: Carvalho Hosken, Senac e Instituto Arteiros
- Objetivo: Capacitação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade
- Formandos: 24 jovens na segunda edição