Hipopótamo TIM ganha festa de aniversário da equipe do BioParque

Macho da espécie, que chegou ao local em 1998, completa 27 anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Crédito da Foto: Divulgação BioParque

Ele encanta os visitantes e sua parceira de recinto. Cheio de carisma, bonachão e comilão, o hipopótamo Tim fez aniversário nesta segunda-feira, 27 de novembro, e ganhou uma festa para celebrar o novo ano ao lado do público do BioParque do Rio.  

A comemoração começou pela manhã, por volta das 9h, e o aniversariante provou seu bolo no sabor predileto: feno com capim, com direito a camadas congeladas e legumes e frutas. O destaque da iguaria fica por conta das flores no topo do bolo — um carinho que a equipe técnica preparou para ele! Como presente, o macho ganhou guirlandas e bolas de capim.  

A ação faz parte do programa adotado pelo BioParque do Rio que oferece bem-estar aos animais, criando mais dinamismo à rotina e atendendo às necessidades comportamentais das diferentes espécies. Os enriquecimentos ambientais, como são chamados, promovem desafios e incentivam a exploração de novos paladares e sensações.   

Além de participarem da festa do Tim, os visitantes souberam curiosidades sobre a espécie através de uma exposição educativa próxima ao recinto, que também mostra a história do aniversariante nestes 25 anos em que ele está no parque.  

Advertisement

Sobre o hipopótamo Tim 

Tim chegou ao antigo Rio Zoo em 1998. Durante anos, ele e sua companheira Bocão viveram separados por um muro. Depois da reforma que transformou o antigo zoológico em BioParque do Rio, macho e fêmea foram morar juntos e, nesse ano, celebraram o casamento na frente do público.  

O casal de hipopótamos, que vive no recinto Savana, é um dos animais mais admirados pelos visitantes e dividem uma piscina de cerca de 350 mil litros d’água e quase 5 metros de profundidade. O recinto, que possui 13 mil metros quadrados, tem outras espécies de animais do continente africano.  

Bocão e Tim, apesar de viverem juntos, não tem previsão de aumentar a família. A fêmea toma anticoncepcional diariamente para controle populacional da espécie no BioParque do Rio.  

Desde sua reabertura, em 2021, o parque da Quinta da Boa Vista tem feito comemorações de aniversário do casal Bocão e Tim. Elas ajudam na conscientização sobre a importância e a necessidade de conservação da espécie. Os hipopótamos, segundo a red list da IUCN, são considerados vulneráveis à extinção.   

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Hipopótamo TIM ganha festa de aniversário da equipe do BioParque
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui