História: como se chegava de carro em Niterói antes da construção da ponte?

A Ponte Rio-Niterói ficou pronta em março de 1974. A imponente obra mede 72m de altura e tem 13.290m de comprimento. Mas e antes dela? Como fazia para ir de carro para Niterói? Essa é uma dúvida que muita gente tem e vamos responder nesse texto

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Já contamos aqui no DIÁRIO DO RIO a história da Ponte Rio-Niterói que foi sonhada pelo escritor Machado de Assis e hoje em dia é a segunda ponte mais extensa da América Latina e a maior do hemisfério sul em concreto protendido. A estrutura recebe mais de 150 mil passageiros por dia, segundo informações da concessionária Ecoponte.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

A Ponte Rio-Niterói ficou pronta em março de 1974. A imponente obra mede 72m de altura e tem 13.290m de comprimento. Mas e antes dela? Como fazia para ir de carro para Niterói? Essa é uma dúvida que muita gente tem e vamos responder nesse texto.

images 1 História: como se chegava de carro em Niterói antes da construção da ponte?

Existiam duas opções para chegar até Niterói de carro. A primeira era dando uma volta enorme e a segunda era colocando o veículo no mar. Calma, vou explicar.

Advertisement

Contornando a Baía de Guanabara e carro, por Magé, a viagem tinha mais de 100 km. Chegou até a existir um projeto de um túnel, que faria a função da Ponte. Não saiu do papel.

A outra forma, colocando o carro no mar, era a seguinte: existia uma balsa que transportava 54 veículos por vez, o que poderia levar até duas horas entre esperas e transporte. 

As pessoas que atravessavam sem carros utilizavam as antigas barcas, que continuaram funcionando para o transporte de passageiros mesmo após a inauguração da ponte.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História: como se chegava de carro em Niterói antes da construção da ponte?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui