História da Árvore de Natal da Lagoa

Tudo começou em 1996. Nesse ano, a Árvore de Natal da Lagoa foi montada pela primeira vez, já com o patrocínio da Bradesco Seguros

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Árvore da Lagoa 2014. Divulgação

Considerado o terceiro maior evento turístico do Rio de Janeiro, a Árvore de Natal da Lagoa é uma atração à parte. Atração que, embora não seja tão antiga, já rende muitas histórias e tradição. Contudo, infelizmente, não vai acontecer neste ano de 2021.

Tudo começou em 1996. Nesse ano, a Árvore de Natal da Lagoa foi montada pela primeira vez, já com o patrocínio da Bradesco Seguros. À época, a Árvore contava com 48 metros de altura, 90 toneladas, quatro flutuadores e um milhão e meio de pequenas lâmpadas, que precisavam de 200 quilowatts de energia, produzida por um grande gerador.

arvore da lagoa História da Árvore de Natal da Lagoa

E desde então, a Árvore de Natal da Lagoa passou a ser montada todos os anos. Cada nova montagem contava com um tema e atrativos diferentes. Com o passar dos anos, a Árvore foi ganhando cada vez mais admiradores.

Em 1999, com o tema “Espelho Para o Mundo” três anos após a inauguração, a Árvore de Natal da Lagoa alcançou um grande feito. A edificação foi eleita a maior árvore de natal flutuante do mundo pelo Guinness Book, o livro dos recordes, feito que voltaria a ser conquistado em 2007.

Advertisement
rvore de Natal da Lagoa de 1999 História da Árvore de Natal da Lagoa

Dois anos mais tarde, em 2001 (tema “Neve Tropical”), a Árvore de Natal da Lagoa fez até nevar. Nessa edição, com 82 metros e um sistema especial com 800 mil lâmpadas, a Árvore proporcionou uma sensação visual de neve caindo.

Em 2009, com a temática “A união dos Nossos Melhores Desejos”, o espetáculo contou com concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira, sob regência de Marcos Arakaki, e acompanhamento do Coral da Fundação Bradesco. Artistas como Ivan Lins, Fafá de Belém, Marcos e Paulo Cesar Valle também se apresentaram.

rvore de Natal da Lagoa de 2009 História da Árvore de Natal da Lagoa

A inauguração da Árvore de Natal da Lagoa costuma ocorrer entre os dias 25 de novembro e dois de dezembro de cada ano. No ano de 2015, uma ventania destruiu a montagem da Árvore.

rvore de Natal da Lagoa 2015 destruda História da Árvore de Natal da Lagoa

Atrás apenas do Carnaval e do Réveillon, a Árvore de Natal da Lagoa é o terceiro maior evento turístico da cidade do Rio de Janeiro e já se tornou referência internacional de Natal, atraindo a atenção de milhares de pessoas do Brasil e do mundo.

Desde 2005 que nós vamos ver a Árvore da Lagoa de perto. É sempre muito encantador. Estamos sempre ansiosos a cada edição ”, contam Arnaldo e Cláudia, casal que mora na Zona Oeste do Rio, mas não deixa de ir visitar a Lagoa nessa época do ano.

O tema do ano de 2015 foi “O Natal da Renovação”. A Árvore teve 85 metros, o equivalente a um edifício de 28 andares e pesava 542 toneladas.

Depois de 2015, a Árvore da Lagoa passou três anos sem ser montada. O que marcou muitas pessoas, pois a Árvore é uma referência natalina do carioca.

A versão 2018, da volta, teve um novo patrocinador, a Petrobras, enquanto a dos anos anteriores era patrocinada pelo Bradesco. A Árvore da Lagoa 2018 teve 70 metros de altura.

Em 2019, ela foi inaugurada em uma festa com muita queima de fogos. Ano passado, 2020, não tivemos a tradicional Árvore. Situação que se repete este ano. Embora esta notícia seja ruim, fica a esperança de dias melhores em 2022. Com Árvore na Lagoa.

Feliz Natal! Cuidem-se e cuidem dos seus. Vamos superar isso tudo e novos e bons frutos vão brotar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História da Árvore de Natal da Lagoa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui