História da Construção da Ponte Rio-Niterói

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto; Construção da Ponte - Agência O Globo

A maior ponte do Brasil e uma das maiores do mundo fica no Rio de Janeiro. Essa obra faraônica esconde fatos curiosos e até assustadores. O Diário do Rio conta a história da Ponte Rio-Niterói, oficialmente chamada Presidente Costa e Silva.

Projeto da dcada de 20 para a ponte Rio Niteri História da Construção da Ponte Rio-Niterói
Projeto da década de 20 para a ponte Rio-Niterói

Alguns relatos antigos afirmam que o projeto da Ponte Rio-Niterói é do ano 1875. O objetivo dessa obra era evidente: ligar com mais facilidade a cidade do Rio de Janeiro aos municípios que ficavam no litoral norte do estado, do outro lado da Baía de Guanabara.


Travessia Rio Niteri nos anos 60 História da Construção da Ponte Rio-Niterói
Travessia Rio-Niterói nos anos 1960

Antes da obra, o acesso para Niterói e municípios vizinhos só era possível via mar ou através de uma viagem terrestre de mais de 100 km, que passava pelo município de Magé. Existia também a ideia de fazer um túnel junto que faria a função da Ponte.

Advertisement
Construo da Ponte Rio Niteri História da Construção da Ponte Rio-Niterói
Construção da Ponte Rio-Niterói

Somente em 1963 foi criado um grupo de trabalho para estudar um projeto para a construção de uma ponte que ligaria Rio-Niterói. Em 29 de dezembro de 1965, uma comissão executiva foi formada para cuidar do projeto definitivo dessa construção.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca


Mrio Andreazza em visita a construo da Ponte Rio Niteri 1974 1 História da Construção da Ponte Rio-Niterói
Mário Andreazza em visita a construção da Ponte Rio-Niterói, 1974

O projeto de construção da Ponte, idealizado por Mário Andreazza, então Ministro dos Transportes, foi assinado pelo presidente Costa e Silva, no ano 1968.

Rainha Elizabeth desfilou pelo Rio de Janeiro em carro aberto 1968 História da Construção da Ponte Rio-Niterói
Rainha Elizabeth II desfilou pelo Rio de Janeiro em carro aberto – 1968

Uma inauguração simbólica da obra, ocorrida em nove de novembro de 1968, contou com a presença da Rainha da Grã-Bretanha, Elizabeth II e de sua alteza real, o Príncipe Filipe, Duque de Edimburgo.

A apresentação oficial do projeto da Ponte Rio-Niterói aconteceu no dia 14 de novembro de 1968, na Escola de Engenharia da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). As obras tiveram início em janeiro de 1969.


Antnio Alves de Noronha Filho e Benjamin Ernani Diaz História da Construção da Ponte Rio-Niterói
Antônio Alves de Noronha Filho e Benjamin Ernani Diaz

Uma estrutura de aço apoia a de concreto e asfalto da Rio-Niterói. Os engenheiros responsáveis pelo projeto da ponte de concreto foram Antônio Alves de Noronha Filho e Benjamin Ernani Diaz. O da ponte de aço foi o norte-americano James Graham.

Toda a estrutura que foi utilizada nas obras da Ponte Rio-Niterói foi fabricada na Inglaterra em módulos que chegaram ao Brasil por transporte marítimo. Essa importação foi bastante difícil, devido ao movimento que havia na Baía de Guanabara.


Num teste de carga feito em 24 de maro de 1970 plataforma flutuante no resiste e leva morte de História da Construção da Ponte Rio-Niterói
Em um teste de carga, feito em 24 de março de 1970, plataforma flutuante não resiste e leva à morte de oito pessoas, entre elas três engenheiros Arquivo – Ag O Globo

Mais de trinta pessoas perderam a vida durante as obras da Ponte Rio-Niterói, de acordo com jornais da época. Entretanto, muitos pesquisadores afirmam que o número de mortos é bem mais elevado.

“Morreram vários operários. Em um dos acidentes, eu me lembro bem, morreram 12 pessoas, inclusive um engenheiro. Como confirma pesquisa no Jornal do Brasil da Biblioteca Nacional, o acidente foi no dia 25 de março de 1970, ou seja, um ano após o início das obras. Mas não foi possível publicar, o assunto estava sob censura”, contou o jornalista Romildo Guerrante ao portal da PUC. Guerrante cobriu as obras da Ponte Rio-Niterói.


Operrios comemoram a colocao do ltimo vo da ponte em 1973 História da Construção da Ponte Rio-Niterói
Operários comemoram a colocação do último vão da ponte, em 1973

Muitas pessoas dizem que alguns desses trabalhadores que morreram durante as obras, ficaram concretados junto com os pilares que sustentam a Ponte.

“A morte dos operários concretados não era lenda. Naquele acidente censurado em que morreram 12 pessoas, o ‘tubulão’ se rompeu violentamente. Não havia chance para quem estava lá dentro. O que se sabe é que os corpos não foram resgatados, pois o concreto cobriu tudo”, destaca Romildo Guerrante.

Outra história assustadora ronda a Ponte. A revista Veja chegou a publicar que operários viram uma senhora vestida de branco, com uma rosa vermelha na mão andando pela Rio-Niterói. Há quem diga que essa história não passa de lenda urbana.


Inaugurao da Ponte Rio Niteri História da Construção da Ponte Rio-Niterói
Inauguração da Ponte Rio-Niterói

O que é inquestionável é que a Ponte Rio-Niterói ficou pronta em março de 1974. A imponente obra mede 72m de altura e tem 13.290m de comprimento. Tamanho digno de uma obra tão importante para o Rio de Janeiro e para o Brasil.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História da Construção da Ponte Rio-Niterói
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Otima narrativa,a unica correçao a ser feita e da data da visita do ministro Mario Andreazza,a ponte inaugurada em março de 1974 e a obra nao poderia estar no estagio da foto no ano de sua inauguraçao!!abs.

  2. Parabéns pela matéria mas a foto apresentada é do Eng. Noronha e do Eng Bruno Contarini, erroneamente identificado com o Eng. Ernani Diaz. Seria bacana substitui a foto do Contarini pela foto do Ernani. Abraços, Rafael.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui